Copa em Brasília: as mordomias estão chegando. Quem se habilita?
José Cruz
O Governo do Distrito Federal comprou mil ingressos VIP e um camarote fechado para o jogo de inauguração do estádio Mané Garrincha, Brasil x Japão, abertura da Copa das Confederações.
Quem vai pagar a conta é o Banco de Brasília, mixaria de R$ 1,5 milhão, segundo o Diário Oficial do DF. A reportagem com detalhes está aqui.
O estádio Mané Garrincha será entregue à Fifa em 14 de abril. A partir daí só se entra lá credenciado ou pagando. Será que o Governo do Distrito Federal está pagando para entrar no estádio que construiu?
Ou será que esses ingressos serão para o governador Agnelo Queiroz fazer média e homenagens com autoridades da República?
O certo é que, a partir de agora, começarão as disputas pelos valorizados espaços.
Quem serão privilegiados que irão para o camarote, espaço nobre da corte?
Deputados distritais? Federais? Senadores? Promotores públicos? Conselheiros do Tribunal de Contas? Integrantes do Ministério Público? ministros do TCU?
É possível que a lista dos convidados seja assim mesmo. Afinal é por esses órgãos – de fiscalização, inclusive – que a prestação de contas da construção do estádio passará, encerrada a festança.
Portanto, uma exibição preliminar faz sentido, para que todos vejam o gigantismo da obra e que o investimento público de R$ 1,5 bilhão valeu a pena, apesar de serem apenas sete jogos e, depois…