Blog do José Cruz

Segundo Tempo: CGU encaminhará ao Ministério Público denúncia de desvio de verbas

José Cruz

Vai ao Ministério Público Federal o processo com denúncias de desvio de dinheiro pela ONG Instituto Contato, de Santa Catarina. As operações, do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, envolveram R$ 4,6 milhões, entre 2008 e 2011.

“Trata-se de um vultoso esquema de desvio de recursos públicos a reboque do Segundo Tempo”, alertaram auditores da Controladoria Geral da União, também com base em investigações da Polícia Federal.

Mesmo assim, o Ministério do Esporte, à época sob o comando de Orlando Silva, manteve os repasses para o Instituto Contato, que, conforme as investigações, era dirigido por pessoas ligadas ao PCdoB, partido do ministro.

Memória

As denúncias, com base em documentos da CGU, foram detalhadas numa série de reportagens de Fábio Fabrini, do jornal O Estado de S.Paulo, no segundo semestre de 2012.

As irregularidades no Segundo Tempo foram tantas que a presidente Dilma Rousseff demitiu Orlando, em outubro de 2011. Ele saiu garantindo que não havia corrupção.

Logo que assumiu a pasta, o ministro Aldo Rebelo, também do PCdoB, suspendeu todos os contratos do Segundo Tempo com ONGs.

O Segundo Tempo é um projeto social desenvolvido com práticas de esporte, visando manter as crianças mais tempo na escola.

Mas auditorias oficiais constataram falcatruas, como superfaturamento na compra de material destinado às crianças e desvios de verbas por todos os lados.

Enquanto isso…

…. em 1º de fevereiro, Orlando Silva assumirá uma cadeira de vereador na Câmara de São Paulo.

Para saber mais:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2012/12/ong-de-florianopolis-e-esvaziada-apos-novas-denuncias-de-corrupcao-no-ministerio-do-esporte-3968590.html