Blog do José Cruz

Polícia investiga contabilidade do Palmeiras: suspeitas de lavagem de dinheiro em gestões passadas

José Cruz

A Folha de S.Paulo noticia que a Polícia paulista investiga a contabilidade do Palmeiras entre 2002 e 2006.

Há suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo 20 pessoas, entre elas ex-presidentes e diretores do clube. O processo foi aberto pelo Ministério Público, a partir de denúncias de um ex-funcionário sobre esquema de notas frias para lavagem de dinheiro.

Com licença

Peço licença aos repórteres Bernardo Itri e Rafael Reis, autores da reportagem, para comentar sobre o assunto usando as informações que levantaram.

Porque o tema vem ao encontro das duas últimas mensagens que publiquei referentes às dívidas fiscais dos clubes de futebol.  Apesar de ser um processo recente, isso não é novidade.

Em 2001, o deputado Aldo Rebelo, hoje ministro do Esporte, constatou lavagem de dinheiro em vários clubes e federações de futebol e na própria CBF.

Os dados, riquíssimos em detalhes, estão nos relatórios das CPIs do Futebol e da  CBF Nike, que quebraram o sigilo bancário e fiscal dos principais clubes brasileiros. Há 11 anos sabe-se sobre isso…

Agora, as investigações alcançam gestões dos ex-presidentes Mustafá Contusi e Affonso della Monica.

José Cyrillo Júnior, ex-vice-presidente, e o ex-diretor de futebol do clube Salvador Hugo Palaia também estão no foco das investigações.

O trabalho da Polícia será encerrado em 60 dias. Cauteloso, o delegado João Batista Magalhães Braga disse aos repórteres que ainda não encontrou elementos para indiciamentos.

Folha de pagamento

Seria oportuno que o delegado investigasse, também, a folha de pagamento do clube, para saber se foram descontados dos salários dos jogadores e funcionários do clube os percentuais de INSS. Em caso positivo, se os valores foram repassados aos cofres públicos junto com as parcelas do Imposto de Renda e do FGTS.

O problema, com certeza, não é exclusivo do Palmeiras. Mas são esses clubes que, agora, pedem anistia de suas dívidas para com o governo federal.

E, pior, encontram respaldo no ministro Aldo Rebelo, que conhece muito bem o esquema de falcatruas, há anos…