Blog do José Cruz

Dia de Maurren Maggi tentar o bi olímpico

José Cruz

Fernando Franco

Depois do fracasso de Fabiana Murer no salto com vara, “prejudicada pelo vento”, as esperanças do atletismo olímpico voltam-se para Maurren Maggi: nesta terça-feira, salto em distância a partir das 15h05 (de Brasília), buscando o bicampeonato olímpico.

Para se classificar, Maurren terá que saltar 6,70 ou ficar entre as 12 primeiras. Este ano, sua melhor marca é 6,85, que a coloca em 15º lugar no ranking mundial. Sete adversárias saltaram na casa dos 7m, este ano.

Brittney Reese, dos Estados Unidos, líder do ranking, com 7,23m, é a atual campeã mundial e uma das 32 adversárias da brasileira.

Em 2008, Maurren saltava com regularidade nas várias provas que participou. Fez mais de quatro saltos acima de 6,80m. Este ano, marcou 6,85 em maio e nas duas competições seguintes chegou a 6,60m.

Ou seja, diante da falta de regularidade crescente a situação é bem diferente da de 2008. Vamos torcer.

Dardo

A terça-feira no torneio de atletismo olímpico começará com Laila Ferrer e Silva. Ela vai disputar o grupo A da fase de qualificação do lançamento do dardo, a partir das 6h (de Brasília).

Passará à final quem marcar 62m ou ficar entre as 12 primeiras. Aos 30 anos, a melhor marca de Laila é 60,21m, este ano, em junho.

No salto triplo masculino, Jonathan Henrique Silva disputará a qualificação, de olho nos 17,10m ou ficar entre os 12 primeiros, para ir à final.

Jonathan é o sétimo do ranking deste ano (17,39m) mas não tenho ilusão de que será finalista. No Troféu Brasil marcou 16,47 e não voltou a materializar sua melhor marca.

Oftalmologista

Do que vi até agora, sugiro  que o Comitê Olímpico ou a Confederação de Atletismo mandem avaliar a visão de nossos atletas. O Brasil é o único país que tem competidor com óculos escuros, inclusive à noite… Será marketing disfarçado ???

Rosangela Santos foi a única atleta até agora a melhorar seu resultado. Materializou um excelente 11s07s nos 100m, novo recorde brasileiro. Ao disputar a semifinal outra grande marca 11s17, ou seja, seus dois melhores resultados do ano foram em Londres, o que demonstra que ela se preparou para evoluir nos Jogos.

Fernando Franco dirige o Centro de Atletismo, em Brasília