Londres 2012: ouro e bronze, o dinheiro, enfim, faz a diferença
José Cruz
Primeira manhã dos Jogos de Londres e o Brasil mostra sua cara, com duas medalhas no judô: ouro para Sarah Menezes, primeira campeã mundial junior brasileira e, agora, primeira campeã olímpica; e bronze com com Felipe Kitadai.
Depois de Maurren Maggi, ouro no salto, em 2008, Sarah entra para a história do olimpismo feminino do Brasil.
Liderança
Com os pódios, o judô chegou a 17 medalhas e passou a vela, até então a modalidade que com maior número de conquistas olímpicas, 16.
Nas contas do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, faltam 18 medalhas para o Brasil chegar à meta por ele fixada, 20.
Pela contabilidade do COB faltam 13…
Referências
Durante muitos anos o vôlei foi referência de estrutura e organização para que tivéssemos renovação adequada nas equipes principais.
Agora, o judô mostra que está no mesmo nível. Foi para Londres com atletas classificados em todas as categorias, masculino e feminino, fato inédito no país, nessa modalidade.
Desde 2005 a Confederação Brasileira de Judô é patrocinada pela Infraero.
Em 2011, a CBJ contava com 11 patrocinadores e orçamento perto de R$ 30 milhões, segundo o Blog de Erich Beting. Além dos recursos da Lei de Incentivo, Lei Agnelo Piva e repasses do Ministério do Esporte.
Investimentos, planejamento e muitas competições internacionais. O judô mostra evolução e se fixa como uma das principais escolas mundiais.