Blog do José Cruz

Copa 2014: Brasília não tem planejamento para nada, diz conselheiro do Tribunal de Contas do DF

José Cruz

“… efetivamente não houve planejamento sério sequer para realizar e implementar as ações necessárias à realização da Copa do Mundo, quanto mais para acompanhar a execução dessas ações.”

De um relatório do conselheiro Renato Rainha, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, de abril:  

“Inexiste planejamento estruturado por parte do Governo do Distrito Federal para realização e acompanhamento das ações relacionadas á Copa 2014.”

O relatório do Tribunal é a prova da irresponsabilidade do governo de Agnelo Queiroz na preparação da cidade para receber a Copa de 2014. O documento foi elaborado a partir de informações solicitadas pelo Tribunal, cujo atendimento foi protelado várias vezes.

De arrepiar

“Os documentos encaminhados pelo GDF ao Tribunal, como encargos junto à Fifa, sequer estão assinados. São cópias de minutas de termos aditivos, sem assinatura, impossibilitando, portanto, a comprovação de sua autenticidade. Não configuram, portanto, obrigações do GDF.

Além disso, nem o Tribunal de Contas conseguiu descobrir:

– quais resultados e metas esperados com o evento?

– qual a previsão de benefícios à população?

Saúde

Renato Rainha alerta para a gravidade do sistema de saúde diante do tamanho do evento:

Está a rede hospitalar adequadamente preparara para receber o número de turistas que irá aportar em Brasília? Não se tem resposta direta para esta questão, mas a realidade atual já demonstra que sequer há condições para o atendimento, ao menos razoável, da população, quanto mais para atender nova demanda com a Copa do Mundo.”

Turismo

Tampouco há notícias de ações ligadas à área de turismo, específicas para a realização do evento. Houve planejamento para se treinar os diversos segmentos que irão ser afetados com o afluxo de pessoas as mais diversas nacionalidades? Há algum estudo sobre a capacidade da rede hoteleira para atender a esta demanda?”

O caos

Simplesmente não se sabe a resposta a estas e outras indagações a respeito da organização e planejamento. Esta falta de informação e a demora em atender à diligência do Tribunal reforçam a impressão do Ministério Público, comungada pelo Senhor Analista, de que efetivamente não houve planejamento sério sequer para realizar e implementar as ações necessárias à realização da Copa do mundo, quanto mais para acompanhar a execução dessas ações.”

Que tal?