Blog do José Cruz

Zico – Uma Lição de Vida: edição atualizada será lançada em Nova York

José Cruz

Publicação já está disponível para IPad – Leia abaixo depoimento do personagem

Enquanto o Flamengo vive um dos maiores dramas de relação profissional, com o episódio Ronaldinho Gaúcho, o torcedor rubro-negro pode retroceder na história do clube, reviver fatos marcantes e se orgulhar da trajetória do ex-craque e eterno ídolo,  Zico.

Com texto atualizado pelo autor, jornalista Marcus Vinicius Bucar Nunes, será lançada a segunda edição de Zico – Uma Lição de Vida, quarta-feira, na Feira Internacional do Livro, em Nova York. Os compromissos com a Seleção do Iraque, que Zico dirige e tenta classificar para a Copa no Brasil, impedirão a presença do personagem ao lançamento.

A primeira edição, de 1994, foi lançada no Japão, com 130 mil exemplares vendidos, e no Brasil, com 30 mil. Agora, “Uma Lição de Vida”, da Thesaurus Editora, vem com texto atualizado sobre as últimas jornadas de Zico, mundo afora

No IPad

Para os internautas, uma dica: a Apple, na sua banca virtual para IPad, já disponibilizou a versão atualizada em português. Em julho lançará o texto em inglês e, em setembro, em japonês.

O rubro-negro, sem alegria ultimamente, poderá reviver os grande momentos de uma geração vitoriosa que, conquistando títulos, contribuiu para deixar o Flamengo com uma das maiores torcidas do planeta.
Depoimento

De  Zico, recebi esta manifestação:
''Quando o Marcus Vinicius falou comigo sobre o livro, confesso que não dei muita importância. Achava que era mais uma demonstração festiva da nossa amizade que se estende às nossas famílias. Mas não tinha dúvida que, se o projeto fosse adiante, haveria muita seriedade, muito dedicação e principalmente, muita fidelidade quanto aos fatos. O Marcus é assim.
Foram mais de doze horas de gravações. A mais longa foi em Udine, na Itália. Com muitas fotos e muitos vídeos dos nossos jogos, Marcus chegou por lá quando eu ainda estava na Udinese. Relembramos lances, os diálogos trocados durante os jogo e fatos, dentro e fora de campo, que quase nunca a torcida toma conhecimento.
Torcedores que leram o livro me falaram que gostaram do conteúdo e da forma como foi escrito. Particularmente, o que mais gostei foi a abordagem das minhas dificuldades iniciais. Principalmente por saber que sempre existe a possibilidade da criança, do jovem e do adolescente, conhecerem um pouco da minha história. A determinação, que o Marcus destaca no texto, é fundamental. E ele soube valorizar esse predicado que todos devem abraçar para conquistar os seus objetivos.
Nunca pretendi ser exemplo para ninguém. Fiz apenas o meu trabalho, com fé, muita garra, esperança, disciplina, sacrifícios, determinação e muito amor, a cada dia, a cada treino, a cada partida, a cada campeonato. Até porque ontem, hoje e sempre, ninguém será capaz de exercer a sua profissão sem se exercitar, com muita dedicação e responsabilidade.”
Pra finalizar, não posso negar que o capítulo que conta os 6 a 0 contra o Botafogo e o gol do Rondinelli contra o Vasco, sem dúvida são dois momentos especiais do livro por toda a emoção que o Marcus jogou no texto.
Que as edições digital e o lançamento da edição impressa em inglês, na Feira do Livro de Nova York, alcance o sucesso que ele espera.''
Abraço, Zico