Blog do José Cruz

Bicampeões mundiais, 50 anos de um belo futebol

José Cruz

O Ministério do Esporte presta homenagem aos bicampeões mundiais de futebol, comemorativa ao cinquentenário do título no Chile, em 1962. Hoje, em São Paulo, com a presença de representantes da Seleção da Tchecoslováquia, que perdeu a final para o Brasil, por 3 x 1, e do Chile, que foi o país sede.

Daquele time entrevistei alguns jogadores:  Pelé, quando ministro do Esporte, Gilmar, durante o período em que fez tratamento médico em Brasília, Zagallo e Zito, em visita ao Correio Braziliense, há três ou quatro anos, não lembro.

Porém, a melhor lembrança daqueles craques é de Nilton Santos, que foi colunista do Correio Braziliense. Conversávamos muito, inclusive na sede da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), onde ele marcava ponto diariamente.

Mais tarde, já morando no Rio de Janeiro, fiz mais uma reportagem com Nilton. Ele contava histórias “daquele tempo”. A maioria tinha o “compadre” entre os personagens.

“Compadre” era Garrincha. E quando se referia a Garrincha Nilton não escondia a saudades. Baixava a cabeça, fazia uma pausa e voltava aos ''causos”. Impressionante a amizade entre eles, parceiros na Seleção e no Botafogo.

Terreno

Nilton contou sobre um terreno que o então presidente da República, João Goulart, teria doado aos bicampeões. Era em Brasília, mas nenhum jogador chegou a tomar posse da área, porque a escritura nunca saiu.

Fiz uma pesquisa e localizei notícia sobre a promessa,  numa revista Manchete, da época. Mas nunca consegui encontrar o decreto destinando os tais terrenos, que estariam localizados, segundo Nilton, na região do Park Way, hoje uma das mais valorizadas áreas do Distrito Federal.

“Eu acho que foi só promessa”, disse Nilton, certa vez, referindo-se à misteriosa doação. “Se fosse verdade, o Zagallo já teria descoberto e se apossado da área, pois ele é louco por negócios de valor …”

Na entrevista com Zagallo perguntei sobre isso. Ele lembrava que, de fato, foi feita a promessa, na visita da delegação ao Palácio do Planalto. Mas a posse efetiva do terreno nunca aconteceu.

Seguinte:

Quem quiser saber mais sobre Nilton Santos aí vai o link da reportagem, feita em 2004, numa caminhada pelas ruas do Rio de Janeiro, quando ele ainda vendia saúde.

É a minha homenagem a esses craques e Seleção, que há 50 anos deram muitas alegrias à minha geração.

http://web.me.com/wrvg/BlogDoCruz/NiltonSantos.html