Blog do José Cruz

Fifa registrou 11.500 transferências em 2011

José Cruz

Na onda de denúncias de corrupção, que colocam o esporte mundial sob permanente suspeita – fora e dentro das áreas de disputas – a poderosa Fifa tenta sair dessa sombra e dar alguma visibilidade em seus negócios.

O  “Transfer Match System”  (TMS) – que registra as transações internacionais de jogadores, também para protege atletas menores de idade –, registrou que em 2011 foram investidos US$ 2,06 bilhões (pouco mais de R$ 3,4 bilhões) em transferências internacionais, entre 1º de julho e 31 de agosto, período da última janela, na maioria dos países europeus.

Os meses de janeiro, julho e agosto foram os mais ativos, correspondendo a mais de 60% das negociações regitradas no período.

O dia mais movimentado foi 31 de agosto, com 317 transações finalizadas em 24 horas.”

Os números do primeiro balanço TMS da Fifa estão aqui

Análise

“Esse mercado precisa de transparência e pouco se sabia sobre os números globais das transferências. Fico feliz ao ver esses registros”, avalia Amir Somoggi, da BDO Brasil, empresa de auditoria e consultoria .

Em sua análise, Somoggi diz ser “importante” o fato de grande parte das transferências não envolverem recursos financeiros. “Isso prova que devemos desmistificar que todas as transferências são milionárias”.  

Para o Brasil, em particular, “fica claro que continuamos sendo o principal centro exportador de `pé de obra´, e que o efeito Neymar ainda é exceção e não regra”, disse o analista.