Esgrima: Pinheiros explica sobre a formação de seus atletas
José Cruz
O diretor de Esportes Aquáticos e Individuais do Esporte Clube Pinheiros, Marcelo La Terza Santos, encaminhou a ''nota de esclarecimento'', abaixo, reportando-se à mensagem da mãe de um atleta de esgrima, reclamando a falta de apoio para viagens.
Agradeço a manifestação do diretor que, assim, contribui para o debate de um assunto ainda pouco explorado na comunidade esportiva, sobre os rumos da verba pública para o esporte. Este espaço está disponível a todos que desejarem se manifestar.
Prezado José Cruz,
Primeiramente quero convidá-lo a conhecer o trabalho que o Esporte Clube Pinheiros desenvolve na formação e preparação de atletas em 16 modalidades Olímpicas, dentre estas a Esgrima.
Através de uma equipe de profissionais e uma gama de colaboradores e voluntários, com um vasto currículo esportivo e de gestão, trabalhamos com muita seriedade para colaborar com o desenvolvimento do esporte nacional.
Em relação à carta publicada sobre o nosso atleta de Esgrima, esclarecemos que o atleta em questão não estava classificado para participar da competição citada, conforme critérios pré-estabelecidos pela Confederação Brasileira de Esgrima e claramente explicados em nota enviada e já publicada neste Blog.
Importante conhecermos como é formada a estrutura Geral do Esporte e seus respectivos objetivos e responsabilidades:
Federação Internacional;
Comitê Olímpico Brasileiro;
Confederações (Nacional);
Federações (Estadual)
Clubes e Entidades Esportivas em Geral.
Com se pode observar, os Clubes têm como principal objetivo fornecer atletas que representarão o Brasil em competições internacionais. Por isso, são a base desta cadeia e têm sua responsabilidade muito clara no desenvolvimento e formação dos atletas – abastecendo toda a cadeia acima descrita.
Temos hoje a Lei de Incentivo ao Esporte, que se tornou fundamental para ajudar as Instituições Esportivas a incrementarem os investimentos na preparação dos atletas (Preparação Física, Preparação Mental, Médicos Especializados, Viagens Nacionais e Internacionais, dentre outros benefícios). Estes Projetos seguem um rigoroso acompanhamento do Ministério do Esporte no que diz respeito às ações propostas, prazo de execução, desembolso financeiro e prestação de contas.
O que nos faz crescer é, justamente, sempre acreditamos e investirmos nos jovens talentos, como no filho da Sra. Érica. Reitero o convite para que conheça nosso trabalho e que nos ajude, através deste renomado Blog, a melhorarmos o esporte no Brasil.
Marcelo La Terza Santos
Diretor de Esportes Aquáticos e Individuais – Esporte Clube Pinheiros