Megaeventos e legados: os atletas entram em campo
José Cruz
''Os megaeventos esportivos terão apenas 30 dias de duração. É necessário pensar, também, nos bnefícios de longo prazo que ficarão no Brasil. É isso o que queremos trabalhar com as prefeituras das 12 cidades-dedes e demais autoridades públicas'' (Daniela Castro, diretora-executiva da Atletas pela Cidadania)
Para tentar tirar o poder público da histórica imobilidade educacional-esportiva, o grupo Atletas pela Cidadania vai à presidenta da República, Dilma Rousseff, em encontro que está sendo articulado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
A idéia e mostrar à autoridade maior do pais os caminhos das relações entre educação e esporte – tão naturais mundo afora, inclusive em países de perfis extremos, como Estados Unidos e Cuba.
Liderados pelo ex-craque Raí, o grupo tem Lars Grael, Magic Paula, Pipoka, Joaquim Cruz, Luiza Parente, Nelson Aerts, Ricardo Vidal, Ana Moser, entre outros nomes que orgulham nosso ainda recente passado esportivo, e hoje desenvolvem projetos sociais utilizando o esporte na formação do caráter dos jovens.
Atraso
Em meio às denúncias de corrupcão e financiamentos exdrúxulos e até suspeitos para a organização da Copa 2014, uma das principais perguntas não é respondida pelas autoridades: fora a gigantestca e bilionária estrutura física qual o legado para a sociedade brasileira como um todo e a juventude em particular?
É nesse panorama que Atletas Pela Cidadania entra em campo para tentar motivar o governo a agir e, principalmente, dar rumo a uma questão importantíssima dos megaeventos, ainda ao largo dos debates e do planejamento, principalmente: ''O que ficará para a sociedade'', indaga Raí.
Pesquisa
Ontem, Atletas pela Cidadania apresentou um diagnóstico, ponto de partida para o diálogo, sobre a realidade da prática da educação física no país. O trabalho, realizado pelo Ibope, entrevistou professores e diretores de escolas e foi divido em quatro pilares: infraestrutura e realidade escolar, perfil do professor, prática de ensino do professor e interface com políticas públicas.
Sobre o diagnóstico escreverei artigo especial, pois há informações importantíssimas para analisar. Por exemplo, 98% dos professores ouvidos consideram a prática de educação física tão importante quanto as demais matérias curriculares, pois contribui para o desenvolvimento humano como um todo, intelectual e da saúde dos jovens.
Legados
''O dia que o país acompanhar o placar da educação com o mesmo interesse do placar do futebol teremos uma educação de futuro'', disse Tatiana Filgueiras, do Instituto Airton Sena — parceiro da pesquisa, com o Instituto Votorantim — lembrando citação do articulista Cláudio Di Moura Castro.
''Legado social dos megaeventos esportivos são os impactos positivos e de longa duração, que inclui a reestruturação do sistema nacional de esporte, a melhoria do acesso da população à prática esportiva e a presença do esporte de qualidde em todas as escolas públicas do país'', defendem os Atletas pela Cidadania.