Blog do José Cruz

Morre Camillo Calazans, introdutor do marketing esportivo estatal no Brasil

José Cruz

O ex-presidente do Banco do Brasil, Camillo Calazans, morreu ontem, em Campinas, SP, onde morava.

Este registro é reconhecimento à sua importância para a história do esporte nacional.

Foi sob o comando de Calazans que o Banco do Brasil realizou o primeiro contrato de esporte de uma estatal no país. Heleno Fonseca era o assessor de marketing, à época.

Em 1986, Callazans lançou a inédita campanha de marketing esportivo assinando parceria com a Seleção Brasileira de Basquete.

Era o ponto de partida para uma revolução nas relações de estatais com o esporte olímpico.

Um ano depois, em 1987, a Seleção conquistava o inesquecível título de campeã pan-americana, na vitória sobre os Estados Unidos  (120 x 115), ouro em Indianápolis.

Oscar, na conquista do Pan 1987

Hoje, sete estatais têm parcerias com o esporte brasileiro: Banco do Brasil, Caixa, Correios, Petrobras, Infraero, Eletrobras e Casa da Moeda .

A história do marketing no Brasil com a participação de estatais, em particular, ainda é uma lacuna na literatura esportiva nacional.