Morre Camillo Calazans, introdutor do marketing esportivo estatal no Brasil
José Cruz
O ex-presidente do Banco do Brasil, Camillo Calazans, morreu ontem, em Campinas, SP, onde morava.
Este registro é reconhecimento à sua importância para a história do esporte nacional.
Foi sob o comando de Calazans que o Banco do Brasil realizou o primeiro contrato de esporte de uma estatal no país. Heleno Fonseca era o assessor de marketing, à época.
Em 1986, Callazans lançou a inédita campanha de marketing esportivo assinando parceria com a Seleção Brasileira de Basquete.
Era o ponto de partida para uma revolução nas relações de estatais com o esporte olímpico.
Um ano depois, em 1987, a Seleção conquistava o inesquecível título de campeã pan-americana, na vitória sobre os Estados Unidos (120 x 115), ouro em Indianápolis.
Oscar, na conquista do Pan 1987
Hoje, sete estatais têm parcerias com o esporte brasileiro: Banco do Brasil, Caixa, Correios, Petrobras, Infraero, Eletrobras e Casa da Moeda .
A história do marketing no Brasil com a participação de estatais, em particular, ainda é uma lacuna na literatura esportiva nacional.