Blog do José Cruz

Fiscalização do “Mané Garrincha” é precária gerando desperdícios, diz Tribunal

José Cruz

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) afirma que é precária a fiscalização das obras no estádio Mané Garrincha, o que poderá implicar na qualidade final da construção.

 “A insuficiência de fiscalização por parte da Novacap –estatal responsável pelo acompanhamento dos serviços  – implica sérios riscos para a qualidade da obra e para a economicidade do contrato”, diz o relatório, divulgado ontem pela assessoria do TCDF.

 Para os auditores do Tribunal, os engenheiros e técnicos que efetivamente fiscalizam os trabalhos no local “não são suficientes para o bom controle”.

 Pois é essa deficiência que possibilita o desperdício de dinheiro, incentiva o superfaturamento e até o pagamento de serviços em duplicidade.

 Por exemplo:

”O levantamento (do Tribunal) aponta a duplicidade de custo de alguns equipamentos que estão sendo alugados mensalmente”, diz o relatório. E alerta que tais equipamentos, como gruas, por exemplo, poderiam ser requisitados no momento do uso.

 Devido a essa desordem, os auditores identificaram gastos de R$ 10 milhões a mais do que o necessário na construção do novo estádio Mané Garrincha.

 Sugestão

O Tribunal poderia encaminhar o processo ao Ministério Público para, em conjunto com a Polícia Federal, identificar quem ficou com os R$ 10 milhões que foram gastos sem necessidade.  E ainda falta ano e meio para a bola rolar…