Blog do José Cruz

A década do esporte

José Cruz

O advogado Alberto Murray Neto defende a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, (CPMI) para que sejam investigadas as aplicações de dinheiro do governo em projetos esportivos.

A leitura do artigo – A década do esporte –  e a proposta de CPI são oportunas,  porque, como se diz, ''acho que tem gato na tuba''.

Gato no bom sentido, claro, o bichano que se esconde naquele instrumento musical gigantesco desafinando o tom e o som. Assim é no esporte, algo indicando que a realidade dos relatórios oficiais destoa da rotina de dezenas de atletas, Brasil afora.

Não sem motivo, mas a desconfiança surge a partir de mensagens que recebo de atletas, técnicos e pais de atletas, reclamando da falta de dinheiro para seus projetos esportivos. E boa parte das mensagens vem justamente deles, atletas com potencial para 2016, que estão à deriva do milionário orçamento do esportes de rendimento .

O artigo de Alberto Murray, experiente advogado paulista com longa vivência no movimento olímpico internacional está aqui.

A criação de uma CPI do Esporte Olímpico já foi tentada no Senado Federal, com adesões expressivas. Senadores covardes, porém, retiraram suas assinaturas depois que uma tropa de choque do COB passou dois dias visitando a Casa.

Uma CPI este ano será difícil. Teremos eleições municipais em outubro, o que significa ter o Congresso praticamente inativo no segundo semestre. Seria um desperdício ter plenários vazios diante de tema tão importante.

Mas o assunto precisa entrar na ordem do dia das excelências. Com a economia do esporte de rendimento altamente estatizada é preciso saber como está sendo gasto o dinheiro. Não podemos esquecer as surpresas que tivemos nas CPIs da CBF Nike, na Câmara, e do Futebol, no Senado. Nem dos desmandos praticados no Pan 2007.

Portanto, é um assunto que vou conversar com alguns parlamentares para sentir a reação neste segundo momento, ou melhor, nesta segunda tentativa.