A Copa é nossa? comitês populares se reúnem em Porto Alegre
José Cruz
De amanhã até a próxima terça feira, representantes dos comitês populares das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 se reunirão em Porto Alegre, em mais uma etapa da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa de 2014.
Os principais problemas na pauta são os que constam do dossiê divulgado em dezembro: moradia, trabalho, meio ambiente, mobilidade nas cidades, segurança pública, acesso a serviços e bens públicos, privatização do futebol e a falta de acesso à informações sobre os eventos e de participação da população nas decisões dos governos.
O que é?
A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa das 12 cidades-sede é composta por comunidades atingidas pelas obras da Copa e Olimpíadas, movimentos sociais e populares, entidades, organizações e militantes que defendem uma Copa inclusiva, democrática e sem violações de direitos humanos.
Roteiro
Amanhã, dia 21, a partir das 9h, atingidos pelas obras da Copa em Porto Alegre , movimentos sociais e sindicatos recepcionam os integrantes da Articulação Nacional no Aeroporto Salgado Filho com um ATO PÚBLICO CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NOS AEROPORTOS e CONTRA AS REMOÇÕES.
Durante o sábado e o domingo, representantes de comunidades atingidas, de entidades e ONGs ligadas aos direitos humanos e de movimentos sociais fazem um balanço sobre as mobilizações organizadas pelos comitês em 2011. Também irão propor pautas de reivindicações e atividades para 2012. Neste ano, as prioridades dos comitês devem ser os temas das remoções e despejos forçados de comunidades devido às obras da Copa, a precariedade do trabalho dos funcionários da construção civil nos estádios de futebol e demais obras, a fiscalização do investimento do dinheiro público e a Lei Geral da Copa, que agride direitos já garantidos pela legislação aos brasileiros em benefício da FIFA e dos patrocinadores do campeonato.
SEGUNDA-FEIRA – 23/1
A partir das 9h os participantes dos comitês, junto com lideranças comunitárias e organizações de Porto Alegre farão visitas às comunidades atingidas pelas obras da Copa na Capital.
A atividade, chamada de TOXIC TOUR, abrange a antiga Vila Dique e o novo loteamento da Vila Dique e os bairros Humaitá (impactado pela construção da Arena do Grêmio), Cristal e Vila Cruzeiro (devido às remoções para a duplicação da Avenida Tronco), Morro Santa Teresa e as ocupações 20 de Novembro e Docas (que ficam ao lado do Estádio Beira-Rio e serão removidas).
Também serão visitadas comunidades do Extremo Sul, antiga região rural de Porto Alegre, que vem recebendo inúmeros condomínios de luxo e populares sem investimento dos governos em infraestrutura de transporte, saúde e educação na região.
TERÇA-FEIRA – 24/1
Às 10h30, COLETIVA DE IMPRENSA, em que os participantes dos comitês populares fazem um balanço do encontro da articulação nacional e comentam sobre a situação das cidades-sede brasileiras. A entrevista será no Assentamento Urbano Utopia e Luta, no viaduto da Av. Borges de Medeiros, no centro da cidade.
Dossiê
Em Dezembro, os Comitês Populares da Copa entregaram aos governos estaduais e municipais das cidades-sede e ao governo federal o Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa – Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil. O documento reúne casos de impactos e violações de direitos humanos nas obras e transformações urbanas empreendidas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil.
Programação
Dia 21 – Sábado
9h às 11h30 – ATO PÚBLICO CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NOS AEROPORTOS e CONTRA AS REMOÇÕES – Atingidos pelas obras da Copa em Porto Alegre , movimentos sociais e sindicatos recepcionam os integrantes da Articulação Nacional no Aeroporto Salgado Filho.
Dias 21 e 22
Os representantes dos Comitês Populares da Copa se reúnem para debater sua organização no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão.
Dia 23 – Segunda-feira
TOXIC TOUR – Caravana de entidades, jornalistas e os integrantes dos comitês pelas principais áreas atingidas pela COPA em Porto Alegre.
9h – Vila Dique
10h – Bairro Humaitá – Arena do Grêmio
11h – Morro Santa Tereza – Estádio do Inter
13h – Almoço Casa de Nazaré – PISA – R$ 15,00 por pessoa.
14h – Cristal – Av Tronco – Área do Jockey – Barra Shopping
16h30 – Café da tarde – Caminhos Rurais
17h30 – Retorno a Porto Alegre
19h – A COPA É NOSSA? MEGA-EVENTOS e ESTADO DE EXCESSÃO – Plenária aberta, na Praça da Matriz.
Dia 24 – Terça-feira
10h30 – Coletiva de Imprensa no Assentamento Urbano Utopia e Luta
12h – Almoço no Utopia e Luta
15h – Marcha de Abertura do Fórum Social Temático. Concentração no Utopia e Luta.
Para saber mais:
http://comitepopularcopapoa2014.blogspot.com/2011/12/dossie-reune-impactos-e-violacoes-de.html
Informações das jornalistas Katia Marko Fones: (51) 8191 7903 e Raquel Casiraghi (51) 9635 6297