Corinthians é campeão, também, em público. Disparado!
José Cruz
Apesar de o Campeonato Brasileiro de Futebol ter sido um dos mais disputados dos últimos anos, o público nos estádios não teve o
crescimento proporcional às emoções, que levaram a decisão do titulo para a última rodada.
O público da Série cresceu apenas, 0,4% em relação a 2010. E, comparado a 2009, o melhor ano até hoje no critério de “pontos corridos”, a queda de público foi de 16%. ''Uma das principais razões para isso foi o início das obras para a Copa 2014 no Maracanã e Mineirão, refletindo nos jogos de clubes importantes”, analisou Amir Somoggi, da BDO RCS, a quinta maior empresa de auditoria no país.
Campeão
O Corinthians foi o campeão em público, levando 557.252 torcedores aos seus jogos, seguido do Bahia, com 432.087, e São Paulo, em terceiro lugar, com 408.210 mil pessoas. O Flamengo foi apenas o quarto colocado, com 389.473, e o Internacional fechou o “top five” com 345.565 torcedores. Já o Vasco da Gama, vice do Brasileirão, ficou em sétimo lugar: 320.895 pessoas.
Números
Os principais números do Campeonato Brasileiro 2011 são os seguintes:
Receitas
Renda bruta total R$ 117,7 milhões
Renda bruta média p/partida R$ 309,6 mil
Renda líquida total R$ 68,2 milhões
Renda líquida média p/partida R$ 179,6 mil
Público
Público total 5,7 milhões
Média de público 14.976
Preço médio ingressos (bruto) R$ 20,79
Preço médio ingressos (líquido) R$ 12,05
Em resumo:
Os clubes brasileiros continuam com baixo número de torcedores nos estádios, mesmo os que figuram no topo do ranking de público e renda da competição.
Evolução da renda
Já em termos de renda, “as últimas edições da Série A mostram uma constante evolução do preço médio do ingressos, segundo Amir Somoggi. “Isso contribuiu para que o Campeonato Brasieiro não apresente queda tão acentuada na renda bruta com vendas de ingressos”,
explicou.
O preço médio dos ingressos em 2011 cresceu 4% em relação a 2010 e 125% comparados co 2005. “Na Europa, há muito tempo, os
clubes perceberam que a diversificação de serviços nos estádios é fudamental para que as receitas por torcedor evoluam e não fiquem restritas somente à venda dos ingressos dos jogos”.
Segundo Somoggi, “embora tenhamos um campeonato extremamente competitivo em campo, nossas ações de marketing para levar público aos estádios ainda são da “era da pedra laçada”.