Blog do José Cruz

O jogo duplo dos espertos

José Cruz

Com a presença de presidentes de vários clubes, entre eles Roberto Dinamite, do Vasco, a Comissão de Turismo e Desporto discute nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, dois temas de interesse dos cartolas do futebol.

Na primeira audiência pública, às 14h30, o debate será sobre o rumo da dívida fiscal dos clubes. Extraoficialmente, o calote está em R$ 3 bilhões.

O Ministério do Esporte já liderou campanha para anistiar essa dívida, a pretexto de fortalecer o futebol. Bobagem, pois o que falta aos clubes em geral é gestão responsável e transparente.

Em seguida, os deputados da Comissão de Turismo e Desporto debaterão sobre a proposta do deputado Francisco Escórcio,  para repassar verbas das loterias federais aos clubes das séries B, C e D.

O futebol, que deveria se apoiar  em projetos profissionais que conquistassem a confiança e parceria da iniciativa privada, vai se tornando cada vez mais dependente da verba pública. O esporte está economicamente estatizado, mas com gestão  privatizada.

O futebol já é, comprovadamente, a modalidade mais beneficiada pela Lei de Incentivo. Uma vergonha para um governo que não tem, sequer, um plano de desenvolvimento do esporte.