Blog do José Cruz

Escândalo Rio 2016: e o que diz o Governo?

José Cruz

O advogado paulista Alberto Murray Neto lembrou que o escândalo envolvendo funcionários brasileiros, que furtaram informações dos Jogos de Londres, “foi tratado pelo COB e CO-Rio com a maior confidencialidade, na clara tentativa de abafar a vergonhosa ação”.

O assunto só se tornou público depois que Juca Kfouri divulgou em seu blog, na quinta-feira.

O escandaloso episódio é a manchete do jornal Folha de S.Paulo.

Intercâmbio

Tratava-se de um intercâmbio conhecido por “Programa de Transferência de Conhecimentos” realizado entre instituições esportivas, mas proíbe a cópia de documentos sem a autorização dos autores.

“Os brasileiros tinham acesso às informações do Comitê Londrino (LOCOG). E se fossem pessoas de bem, honestas, certamente teriam utilizado as informações como aprendizado e pronto”, explicou Alberto. “Mas não, começaram a fuçar e a copiar o que era proibido”.

“Certamente, essa gente achou que os ingleses são bobos e não controlariam esse tipo de acesso… patético, até. Mas pagaram e pagaram caro com as demissões, mas acho que isso é apenas o começo”.

E o governo?

As demissões ocorridas não podem ser o ponto final neste grave episódio, que mancha e distorce o “espírito olímpico”  vergonhosamente.

Porque, os funcionários que surrupiaram informações alheias estavam em Londres pagos pelo dinheiro público, já que o COB e Comitê Rio 2016 são instituições financiadas, também, por verbas federais.

É indispensável que o governo federal não silencie, pois as entidades envolvidas são representativas do Brasil nas nossas relações esportivas internacionais. O que diz o Ministério do Esporte sobre esse vexame olímpico?