Blog do José Cruz

Conselho de Educação Física sugere mudanças nos critérios de distribuição de medalhas olímpicas

José Cruz

O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, defendeu mudanças no critério de classificação do quadro de medalhas olímpicas, substituindo a distribuição de prêmio por modalidade para contemplar os atletas.

A seleção campeã no futebol, por exemplo, não contaria apenas uma medalha na classificação, mas 11. O vôlei teria seis e assim por diante.

As mudanças sugeridas podem ser adotadas pelo Brasil, pois o quadro de medalhas não é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, mas “uma invenção da mídia”, afirmou o dirigente. Da mesma forma, a disputa nos Jogos é entre atletas e não entre países, conforme a Carta Olímpica.

Leia os argumentos de Seteinhilber na notícia da Agência Câmara .

Leis

Em outra manifestação, o professor Lamartine Pereira da Costa, da Universidade de East London, no Reino Unido,  criticou o excesso de leis que regulamentam o esporte brasileiro, caso único no mundo, segundo ele.

“São tantas leis que muitas vezes elas atrapalham para que se tenha evolução no esporte”, afirmou. Por exemplo, o dinheiro pode estar indo para a instituição esportiva em vez de ser aplicada no atleta.

Confira.