Blog do José Cruz

Pesquisadores lançam livro sobre Políticas de Esporte nos Anos Lula e Dilma

José Cruz

Por Pedro Fernando Athayde

 Nesta segunda-feira, 16 de novembro, na UnB, será lançado o livro

“Políticas de esporte nos anos Lula e Dilma”

 A obra, organizada por pesquisadores da Universidade de Brasília – Wagner Barbosa Matias, Pedro Fernando Athayde e Fernando Mascarenhas –, reúne artigos científicos produzidos nos últimos anos sobre megaeventos esportivos, futebol, financiamento e programas sociais de esporte.

Lula e Dilma  Compreender um período histórico (os últimos 12 anos) ou um fenômeno social (o esporte) não é tarefa simples. Quando se decide trilhar esse caminho a partir de uma perspectiva de análise crítica e dialética, torna-se uma empreitada tão mais complexa e desafiadora. Especialmente porque, nesse caso, deixa de ser uma opção apenas de preferência metodológica ou filosófica e passa a refletir um compromisso ético-político.

Se somarmos esses enormes desafios, de caráter universal às particularidades da formação socioeconômica brasileira, bem como às vicissitudes contemporâneas de um dos períodos mais férteis da nossa curta trajetória democrática, nosso expediente ganha um correspondente simbólico de contornos enigmáticos, sumariados pelo enigma da esfinge:  Decifra-me ou devoro-te!

Decifrar o enigma representado pelo governo Lula – e legado a presidente Dilma Rousseff – no campo esportivo requer uma postura madura e coerente, capaz de considerar as contradições, presentes na esfera econômica, política e social, possibilitando perceber, dentro de um movimento de continuidade e descontinuidade, os avanços e limites deste período.

Horário e local

Consciente dos desafios e limites impostos pelo cenário descrito acima, o Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (AVANTE/UnB) organizou o livro que será lançado 16 de novembro, às 18h30 no auditório da Faculdade de Educação Física da UnB.

O lançamento ocorrerá com o debate sobre Esporte, Lazer e Cidadania, com a presença do professor Juan Álvaro Rodríguez Diaz, da Universidade de Sevilla- Espanha.