Blog do José Cruz

Um jovem desportista orgulha o Brasil

José Cruz

Mesmo sem um expressivo título internacional no esporte, o esgrimista Guilherme Murray é notícia de primeira página: ''Foi normal o que fiz''

murray  Duas semanas depois de ter participado do Campeonato Pan-Americano de Esgrima, em Aruba, quando chegou às oitvas-de-final, ele continua brilhando no noticiário, mais pelo comportamento ético do que pelo pódio que poderia ter conquistado.

Representante do Club Athletico Paulistano, Guilherme, de 12 anos, foi campeão infantil de esgrima em 2012, e disputava o bicampeonato no Pan-americano em Aruba. Quando enfrentava o peruano Felipe Scaccabarozzi, o juiz concedeu um ponto ao brasileiro, que o garantiria avançar às quartas-de-final.

Surpresa

Em ato incomum, Guilherme alertou o árbitro que não havia tocado o oponente. O ponto foi retirado e ele voltou para casa. E foi assim, mesmo sem pódio, que ele se tornou conhecido, a ponto de chegar à capa do jornal Folha de S.Paulo, ontem.

“Não fiz nada de mais, apenas o correto”, resumiu o esgrimista, que tem sangue de desportista famoso: ele é bisneto de Sylvio de Magalhães Padilha, que morreu em 2002, mas fez história no atletismo, nas provas de 110m e 400m com barreiras, sendo depois presidente do Comitê Olímpico do Brasil.

Exemplo raro

O feito de Guilherme é o mais recente exemplo que se pode ter do “jogo limpo”, o tal “fair play”, principalmente nas categorias menores, onde o esporte tem, também, caráter educacional. A trapaça, o golpe baixo, o disfarce, enfim, tão comuns no esporte em geral, foram trocados pela ética, numa manifestação sincera: “Foi normal o que fiz”.

Esse tipo de manifestação “acontece toda hora” entre esgrimista. Apesar disso, seu feito precisa ser valorizado como exemplo de como o esporte contribui, de fato, para a formação do caráter dos jovens. ''Falar a verdade é normal na esgrima e deveria ser assim em todos os esportes'', disse ele ao repórter da Folha de S.Paulo.

Para saber mais

http://tvuol.uol.com.br/video/conheca-guilherme-murray-o-esgrimista-exemplo-de-honestidade-04020E9B3270E0895326