Blog do José Cruz

Doping: “apenas” um dos processos para fraudar o esporte e se faturar mais

José Cruz

Só a Rússia está sob suspeita? Mas doping, Senhores, é “apenas” mais um recurso dos espertos no mar de lama que se tornaram os Jogos “modernos”

Em 2003 foi o escândalo do laboratório norte-americano Balco, fornecedor  de substâncias proibidas a atletas de ponta. Agora é a vez de a equipe russa de atletismo estar no topo das denúncias de doping de atletas em competições oficiais.

As protagonistas desses eventos separados por 12 anos são duas potências historicamente antagônicas, Estados Unidos e Rússia, que reacendem a “guerra fria” nos esportes. Para saber mais, leiam “Os senhores dos anéis”, de Vyv Simson e Andrew Jennings, o mesmo que detonou o escândalo de corrução na Fifa. “Poder, dinheiro e drogas nas Olimpíadas Modernas. jennings

No Brasil

No Brasil, tivemos casos ruidosos, no atletismo, todos punidos, e na equipe de natação, liderada por Cesar Cielo, livre da acusação “porque a droga (furosemida) teria sido contaminada no laboratório de manipulação”, como argumentou a defesa do atleta. E tudo ficou limpo…

Agora, as revelações sobre o doping no atletismo russo recolocam na lama o esporte de alto rendimento. E os resultados dos Jogos Rio 2016 já começam a cheirar mal. Vale reler o que disse o dono do Laboratório Balco, Victor Conte, por ocasião dos Jogos de Londres-2012:

“Basicamente, é só propaganda dizer que estes (Jogos de Londres) são os Jogos em que mais se gastou com testes e que ''estamos fazendo 6 mil exames''. … “Você tem que colocar o anzol na água quando os peixes estão mordendo (treinos fora de eventos), e isso foi há nove meses atrás. É fácil usar doping e se beneficiar durante a Olimpíada? Sim'', afirmou Victor Conte. Pelo escândalo, Conte foi condenado a quatro meses de prisão e mais quatro em prisão domiciliar, em 2005.

Agora, o relatório da Agência Mundial Antidoping, com conversas grampeadas para chegar ao escândalo russo, demonstra que até os laboratórios de análises são suspeitos, acusados de aceitar dinheiro para fraudar resultados. Não há mais confiança na cadeia do combate ao doping, a partir da coleta do material (urina ou sangue) até sua manipulação para chegar aos resultados.

Só a Rússia?

Só a Rússia está sob suspeita, atribuindo-se ao escândalo “doping de Estado”, isto é, uma decisão de governo para provar a supremacia no esporte? Os demais países estão “limpos”? E as outras modalidades? O levantamento de peso, ciclismo, tiro, remo …?

Grande negócio

Os aros olímpicos faturam vantagens, mundo afora. Há muito, vale tudo para chegar ao resultado, ao pódio, ao recorde que expõem as marcas de patrocinadores famosos. É dessa exposição, muitas fraudadas pelo doping, que se fatura mais e mais.

Da mesma forma, frauda-se resultado regional para ganhar Bolsa Atleta mais valorizada.

Frauda-se nota fiscal para embolsar grana pública.

Frauda-se licitação para enganar o Estado.

Frauda-se a obra olímpica, destruída, mais tarde, para construir outra, custo em dobro.

Frauda-se projetos na Lei de Incentivo para engordar a conta bancária do esperto.

O doping, Senhores, é “apenas” mais um processo no mar de lama que se tornaram os Jogos “modernos”…