Blog do José Cruz

O que será do Brasil esportivo depois de uma década de eventos?

José Cruz

Em 18 de setembro de 2016, ao final dos Jogos Paralímpicos, o Brasil encerrará uma década de sede dos maiores eventos esportivos do mundo, a partir dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

rio-2016-2

Dívidas à parte, as dúvidas continuam.

E daí? Com decisivo aporte de bilhões de verbas federais, qual o saldo desse riquíssimo calendário de eventos para a população, em geral, e os atletas, em particular? O fracasso do pós-Pan, com instalações vazias, se repetirá?

Mesmo tendo um Ministério do Esporte como órgão maior da gestão pública, perdemos tempo e oportunidades, porque faltou um grande debate nacional integrado entre União, estados e municípios, que ''trabalhasse'' os megaeventos para dar rumos ao nosso esporte.

Nem o Conselho Nacional de Esporte assumiu esta discussão. Enquanto isso, os dez anos serviram para se inserir novos remendos na legislação esportiva e criar novas fontes de financiamentos, que pouco somam, mas oneram mais os já sacrificados cofres públicos. Este processo facilitou o incentivo à corrupção, cujos órgãos de fiscalização já não são capazes de acompanhar a velocidade das falcatruas.

O esporte de rendimento com fortíssima dependência do Estado, poderá ser orgulhar de ter construído estrutura física e conquistado pódios nos Jogos do Rio. Mas continuará na mesmice da dependência do dinheiro público, e na triste ausência da escola e da universidade do sistema esportivo na sua plenitude. Se o esporte é um ''direito de todos'', porque o aluno fica longe dessa atividade?

Finalmente: se o governo foi “competente” para conquistar os megaeventos falhou nas nomeações políticas para o Ministério do Esporte, deixando ao largo os gestores com perfil técnico-profissional. Diante dessa realidade, o prejuízo dobra, e o fracasso do saldo geral se estenderá por longos anos…

Memória

… faz 144 dias  que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está preso na Suíça.

… faz 119 dias do lançamento da primeira de cinco pesquisas do Diagnóstico do Esporte. E as outras?