Blog do José Cruz

Preso na Suíça, Marin se mantém presidente do Comitê da Copa 2014

José Cruz

Preso na Suíça há quatro meses, acusado de corrupção em negócios do futebol, José Maria Marin continua no comando do COL (Comitê Organizador Brasileiro Ltda), empresa privada que coordenou a Copa do Mundo 2014 e se mantém ativa, conforme a Junta Comercial do Rio de Janeiro. O COL, que operou com verbas da Fifa e patrocinadores oficiais,  foi responsável pela logística dos jogos, e tem como ''conselheiros administrativos'' os ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto.

Marin vale

Marin (foto) assumiu o cargo em março de 2012, quando também tomou posse na presidência da CBF, no lugar do demissionário Ricardo Teixeira. O cargo é remunerado, mas o valor do salário não consta na documentação disponível. O encerramento das atividades do Comitê Organizador da Copa está previsto para dezembro de 2016.

A informaçã consta de registros na Junta Comercial do Rio de janeiro, encaminhados ao Senado Federal, a pedido do presidente da CPI do Futebol, senador Romário (PSB/RJ). Os documentos, públicos, estão neste link.

Capital

O COL  foi criado com capital irrisório, R$ 10 mil. A participação acionária foi assim dividida: 99,99% da CBF e 0,01 do então presidente Ricardo Teixeira. Quando assumiu a CBF, a participação de Teixeira na empresa foi transferida para José Maria Marin.

Porém, o contrato original previa que a divisão dos lucros não precisaria ser feita na mesma proporcionalidade, deixando aberta a possibilidade de o minoritário Ricardo Teixeira (0,01%) receber parcela maior dos valores apurados nos balanços. Da mesma forma, se o COL viesse a ter prejuízo, a responsabilidade de Teixeira seria mínima. O COL operou com recursos recebidos da Fifa e de patrocinadores oficiais.

Balanços

té agora, não se conhece o balanço financeiro do COL referente à Copa do Mundo no Brasil, onde devem estar registrados os ganhos dos acionistas. As atas disponíveis registram que o COL não teve lucros de 2010 a 2012, mas faltam dados sobre o ano financeiramente mais valioso, 2014.

Na memória 

… faz 124 dias  que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está preso na Suíça.

… faz 97 dias do lançamento da primeira de cinco pesquisas do Diagnóstico do Esporte. E as outras?