Blog do José Cruz

PT manobra e aumenta para 11 os membros da CPI,na tentativa de salvar a CBF

José Cruz

''Esse negócio de político preparado é relativo, porque creolina também é preparado e serve para limpar  latrinas” – Millôr Fernandes

Desmoralizada em campo e fora dele, a cartolagem da CBF continua com domínio sobre o desprestigiado Congresso Nacional. Os políticos, em geral, se curvam ao poder da bola.

Uma manobra do senador Humberto Costa (PT/PE) aumentou de sete para 11 o número de integrantes da CPI da CBF.  Com o apoio de 27 senadores, ele apresentou requerimento alterando a composição da CPI que, em tese, dará à CBF chance de contar com mais parlamentares a ela alinhados, tentativa para barrar as investigações na suspeitíssima casa do futebol.

5787190633_963aa91841_n

Os cartolas continuam com estreitas relações com vários parlamentares, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros, íntimo amigo e ex-patrão do lobista da CBF, Vandemberg Machado. E, José Sarney (na foto com Humberto Costa). Mesmo aposentado, ele ainda é influente entre políticos. Seu filho, Fernando Sarney, é vice-presidente da CBF no Nordeste.

Mas, o placar real desse jogo de nova composição da CPI só se saberá quando todos os partidos tiverem indicado os seus representantes, decisivos para que se conheça, também, quem será o presidente e o relator da CPI.

 Extremos

Essa estranha pernada do PT é para tentar barrar as pretensões do autor da CPI, senador Romário, de mergulhar nos bastidores das finanças da CBF. A manobra de Humberto Costa, alinhado ao Planalto, surgiu enquanto o governo que ele defende tenta enquadrar os clubes no cumprimento de seus compromissos fiscais.

De um lado temos a proposta de “moralização” – como se isso fosse possível no futebol… –  e, no Congresso, representantes do próprio governo aliviam para esconder mais e mais os suspeitíssimos bastidores da CBF, cujo ex-presidente, José Maria Marin, continua preso, e o atual, Del Nero, não se anima deixar o país…

Mesmo diante das indefinições, as articulações são para que a relatoria fique com Romero Jucá (PMDB/RR), da base do governo. Como disse um experiente consultor do Senado, “Jucá tem boas referências, é um político preparado”.

Mas, lembrando Millôr Fernandes, “esse negócio de político preparado é relativo, porque creolina também é preparado e serve para limpar  latrinas”.

Inigualável Millôr!

 

Para saber mais: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/07/02/cpi-do-futebol-e-adiada-e-sofre-inchaco-em-nova-derrota-para-romario.htm 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr