Blog do José Cruz

Ministério do Esporte esvazia cargos técnicos para contemplar amigos de fé

José Cruz

André Arantes e Ricardo Avellar são as novas baixas no que resta de qualidade técnica no Ministério do Esporte. Funcionários há mais de dez anos, eles deixaram a pasta do ministro George Hilton. As vagas irão para o PRB, partido do ministro, e fiéis da Igreja Universal, que o acolhe. As nomeações são frequentes, conforme registros no Diário Oficial da União. Repete-se, neste início de novo governo, a antiga prática nas relações entre os governos e os partidos políticos, que seguem os princípios de São Francisco de Assis: ''É dando que se recebe” … tome o ministério e me dê os votos de sua bancada. Como George Hilton sabe rezar muito bem, leva vantagem, claro.  

atleta-na-escola   André Arantes, ex-triatleta, formado em educação física, fazia doutorado em “desporto escolar”, na Universidade do Porto, Portugal. Mesmo com  conhecimentos para oferecer aos projetos do esporte, como ''Atleta na Escola'', ele foi detonado. Vinculado ao PCdoB, Arantes era remanescente da época em que esse partido dirigiu o Ministério, entre 2003 e 2014. Ricardo Avellar era ‎Diretor de Esporte de Alto Rendimento. Deverá ir para a Confederação Brasileira de Clubes.

Com o esvaziamento que promove, George Hilton lota as secretarias de Alto Rendimento e a de Esporte, Lazer e Inclusão Social, principalmente, com coordenadores leigos, sem condições de diálogo com o quadro técnico, que carrega o piano. A gestão pública do esporte continua amadora e retrocedendo de forma triste e caótica.

Repeteco

Hilton repete Orlando Silva, quando ministro do Esporte. Ele dispensava os petistas que estavam no Ministério para abrigar filiados do seu partido, o PCdoB.  O atual ministro manda embora os comunistas e chama os amigos de fé e de oração.

Esse desequilíbrio funcional ocorre no momento em que o Ministério apresenta o “Diagnóstico do Esporte”, uma das bússolas para o novo “Sistema Nacional do Esporte”, em discussão numa comissão especial.

Ironicamente, ''Diagnóstico'' e ''Sistema'' envolvem servidores vinculados ao PCdoB, inatingíveis nas demissões. Esses, ainda são indispensáveis aos objetivos de George Hilton, que é o de ter algo de efetivo para apresentar, para dizer, pois é um leigo no setor. Sem esses especialistas na gestão do esporte o ministério se tornaria um grande centro de orações.