Blog do José Cruz

Sem verbas, quatro CTs de Atletismo serão fechados, a um ano da Olimpíada

José Cruz

Em plena reta final de preparação dos atletas para os Jogos Rio 2016 a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) fechará quatro unidades do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo:  Uberlândia, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro. O motivo da decisão extrema é o fim do convênio com o Sesi de Minas Gerais

Enquanto isso…

… ironicamente, o Ministério do Esporte está investindo R$ 900 milhões na construção ou reforma de 48 centros de atletismo. E não tem recursos para a manutenção das praças existentes? Ficam abandonadas e colocam em risco a carreira de dezenas de atletas de alto rendimento, além de frustrar a expectativa de centenas de jovens talentos?

O Ministério do Esporte não respondeu sobre as indagações abordando este assunto.

Desperdício  

Ao longo dos anos, o governo financia as obras de construção ou reforma dos CTs, mas deixa a manutenção por conta de terceiros, como o Sesi, prefeituras e universidades federais. Mas se falta orçamento principalmente para o ensino, o que esperar das novas unidades, se não o abandono, como ocorre, agora, com os CTs de Uberlândia, Rio, Fortaleza e São Paulo?

Morte anunciada

O primeiro Centro Nacional de Treinamento de Atletismo foi inaugurado em Manaus, em 1995, mas fechou em 2002.

Em Uberlândia, o CT foi aberto em 2009, através de parceria da CBAt, Caixa e Sesi de Minas Gerais. O convênio de inauguração fixava data fechamento: 2016… Vai desaparecer um ano antes.

Iniciativas governamentais são assim, inauguração com discursos e festas e data da morte anunciada…