Blog do José Cruz

“Diagnóstico do Esporte” é lançado com atraso de um ano

José Cruz

Com atraso de um ano, o Ministério do Esporte apresentará hoje o Diagnóstico Nacional do Esporte, que custou R$ 3,9 milhões, e foi realizado sob a coordenação da Universidade Federal da Bahia. O lançamento será às 10h no Teatro Sesc, Tijuca, no Rio de Janeiro, e terá transmissão da NBR.

O Diagnóstico, abrange:  infraestrutura do esporte; legislação; financiamentos públicos federal, estadual e municipal; recursos humanos e contribuições científicas disponíveis no setor.

“O Diagnóstico visa conhecer o grau de desenvolvimento do sistema esportivo brasileiro, a fim de oferecer uma metodologia de avaliação permanente e uma cultura de estatísticas básicas para o setor, disse Ailton Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe, em entrevista que publiquei no ano passado. Ailton Oliveira foi o coordenador executivo da pesquisa.

Diagnósticos são importantes antes da formulação de propostas nacionais. Mas, se cai novamente na mesmice de uma proposta “de Ministério” e não “de Governo”. Até porque, sejamos sinceros, o governo não está nem aí para as questões do nosso esporte. Basta ver o abandono da atividade física escolar para se ter ideia do restante.

Abrangência

Uma proposta de Governo deveria abranger, também, as áreas da educação e saúde, prioritariamente. Em segundo lugar, o Ministério do Esporte está formulando o Sistema Nacional do Esporte – também sem a participação da Saúde e da Educação – sem definir, antes, se compete ao Estado se envolver com o alto rendimento.

Todas essas questões ainda passarão por debates no Congresso Nacional, antes de ir à sanção presidencial.

Particularmente, vejo nesses trabalhos mais uma “agenda positiva” para colocar o ministro do Esporte no foco do noticiário de que alguma coisa está sendo feita, diante de tantos deslizes e suspeitas na pasta que dirige, o mais novo reduto de empreguismo de adeptos da igreja que o acolhe.