Blog do José Cruz

Quem ampara o atleta olímpico?

José Cruz

A crise institucional e financeira do futebol, evidenciada pelos debates da MP 671 (dívida fiscal dos clubes), estende-se pelas demais modalidades esportivas.  dimdim

Mas há uma outras “crises”, não tão escancaradas, por enquanto, como o resultado da falta de fiscalização do dinheiro que o Ministério do Esporte entrega às confederações, para projetos emergenciais ou não. Há desperdícios reais!

Outra ''crise silenciosa'', que deixou milhares ao abandono, surgiu com a extinção de programas de longo prazo. Lembram do “Segundo Tempo”? Da “Rede Cenesp”? do “Pintando a Liberdade”? do “Pintando a Cidadania”? Todos ficaram pelo caminho, mas a grana pública abasteceu o bolso de muita gente. Isso está provado em processos do Tribunal de Contas da União.

Legislação

Mesmo sendo sede olímpica, o país ainda não tem uma estrutura jurídico-desportivo confiável. A que existe gerou a Lei Pelé, entulhada por cinco grandes emendas – e vem mais uma aí –, misturando futebol com as demais modalidades.

Por exemplo: a lei diz que é “profissional” o atleta que tem vínculo empregatício com um clube. Mais adiante, a mesma lei determina que os artigos sobre “atleta profissional” são exclusivos para o futebol. Mas se nem o futebol consegue ter boas relações de trabalho com os jogadores, o que dizer das demais modalidades?

Fato real

O caso de Laís de Souza, acidentada em 2014,  é exemplo. Impossibilitada de voltar a competir, quem foi parceiro da atleta naquele momento? o clube? A federação? a confederação? O Comitê Olímpico do Brasil? Laís precisou de uma medida extrema da presidente Dilma Rousseff para socorrê-la e lhe garantir “pensão vitalícia”, porque não há previsão na lei sobre situações graves como a de Laís.

Afinal, como é a relação das entidades do esporte com seus atletas? Que garantias têm os competidores para integrar uma delegação nacional, e de quem é a responsabilidade em caso de um acidente?

Essa realidade nos coloca no amadorismo da gestão do esporte, em várias frentes, principalmente numa das mais importantes,  que trata da relação do principal patrimônio, o atleta, com o seu clube.