Blog do José Cruz

CPI da CBF poderá ser mista

José Cruz

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, deu sinal branco para que a CPI da CBF se torne mista, isto é, com participação de deputados e senadores, fortalecendo a  investigação do Legislativo no maior escãndalo do futebol nacional, fora das quatro linhas.

A manifestação foi durante reunião como senador Romário, hoje de manhã, em Brasília. Novas articulações com lideranças políticas serão feitas à tarde, para levar adiante a proposta.

Se a CPI Mista da CBF for confirmada, serão necessárias novas assinaturas,  mínimo de 27 senadores e 171 deputados, que correspondem a um terço de parlamentares em cada Casa Legislativa. Romário já manifestou o desejo de ser o relator, caso a CPI seja aprovado. Se a investigação for mista, a presidência caberá a um deputado.

Recorde

Ontem, o senador Romário(PSB/RJ) bateu o seu próprio recorde. Quem sabe, o recorde da história do Congresso Nacional. Em apenas duas horas ele conseguiu 52 assinaturas – praticamente o dobro das 27 necessárias –  para pedir a instalação da CPI da CBF. A marca anterior era de 24 horas, ainda quando deputado federal, para colher as mais de cem assinaturas exigidas para um CPI na Câmara, que acabou arquivada.

No Senado, Romário voltou a usar o seu prestígio ex-craque e de campeão mundial de futebol, amparado pelo argumento de investigar as denúncias de corrupção na CBF, para colher pessoalmente as assinatura. Agora, é esperar pela leitura do pedido da CPI em plenário, sua aprovação, designação dos membros, escolha do presidente e relator e instalação dos trabalhos. Porém, se for aprovada a CPI Mista, será necessário nova rodada de assinaturas de adesão no Senado.

Deepois, se algum esperto retirar a assinatura poderá se identificar quem está na Bancada da CBF, que é poderosa, mas está fragilizada pelo golpe do FBI, desvendando os trambiques do futebol internacional.

Se a CPI for aprovada, o senador Romário quer ser o relator. É o parlamentar que elabora a pauta de convocações e tem prioridade nas perguntas aos depoentes. Mas é importante que o presidente seja um político que tenha condições de pressionar e  impor o cumprimento das decisões da Comissão, porque a pressão da cartolagem será em nível desesperador.

Diante de tudo isso, nem se falou mais em MP da Dívida Fiscal dos Clubes. Será que os cartolas ainda querem ''negociar''?

Post atualizado ás 12h06