Blog do José Cruz

Como eles “roubam” o jogo

José Cruz

…E, assim, roubam o jogo, estimulados pela emoção do esporte e atuação do atleta, agente principal do negócio olímpico

Além de Andrew Jennings, que antecipou em dois livros o esquema de corrupção no futebol, agora desvendado pelo FBI, o norte-americano David Yallop contou em 1998 sobre os segredos e subterrâneos da Fifa,  em “Como eles roubaram o jogo”. A festa continuou no mesmo ''padrão Fifa''.

capaComoElesRoubaram

No Brasil sabíamos sobre os trambiques que o futebol esconde. As quebras de sigilos bancários e fiscal da CBF, clubes e federações, conseguidas pelas CPIs do Futebol e da CBF Nike, em 2001, mostraram como muitos ganharam dinheiro, guardado em paraísos fiscais. Mas os relatórios dessas CPIs foram ignorados.

A bola da vez é o futebol, mas o esporte olímpico também esconde milionárias falcatruas.  No Brasil, até hoje não temos respostas a dezenas de desmandos no Pan 2007, no Rio de Janeiro. E já estamos na fase final de outro evento bilionário, a Olimpíada, que segue no mesmo rumo, consumido verbas públicas. E com a omissão do Ministério do Esporte. Sobre o Pan, ministro Marcos Vilaça, do Tribunal de Contas da União, escreveu em seu relatório final, de 2008:

“Lamento o excessivo tempo que o Ministério dos Esportes tem levado na análise dos contratos e convênios do Pan. Essa demora embaraça o trabalho do TCU e impede o trâmite mais ágil dos processos atualmente em curso nesta Casa…

Esporte e política

Está claro que o ente político-partidário age de propósito para conturbar a fiscalização, porque outros fatos virão e aqueles ficarão no esquecimento.

Quem se lembra do escândalo do Segundo Tempo, por exemplo, que abasteceu contas de partidos, facilitando a eleição de políticos que hoje circulam com “imunidade” pelo Congresso Nacional?  E, assim, roubam o jogo, estimulados pela emoção do esporte e atuação do atleta, agente principal do negócio olímpico

As fartas fontes de recursos para o esporte olímpico também contribuem para que os aproveitadores atuem sem temor de serem incomodados. A falta de punição aos roubos e fraudes é aliada histórica.

Em várias confederações, há licitações fraudadas, aquisições de equipamentos de empresas fantasmas, desvios de objetivos das verbas liberadas pelo governo, importações ilegais, enfim. Um pouco já foi revelado e outro tanto está sob investigação pelos Ministério Público e Polícia Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo e em breve teremos outra “surpresa”.

Mas, e daí?