Blog do José Cruz

Petrobras Esportes: dúvidas e falta de transparência

José Cruz

O episódio dos esgrimistas com patrocínio, mas sem dinheiro para viajar e competir sugere discutir outro tema: a desinformação e a falta de transparência na gestão da verba pública para o esporte. Ironicamente, este assunto envolve a Petrobras, patrocinadora de cinco modalidades olímpicas, mas há bom tempo enredada em denúncias de corrupção sem igual na história do país.

Contestação

Dois pais de atletas afirmaram que a Petrobras não patrocina mais a Confederação Brasileira de Esgrima, como divulguei, ontem.

Mas, contrariando essa informação, a Petrobras exibe em sua página, na Internet, que o PPEC – Programa Petrobras Esporte e Cidadania – está ativo. “Apoiamos o desenvolvimento da Esgrima brasileira”.    petrobras

E conclui: “Acompanhe o desempenho dos atletas pelo Instituto Passe de Mágica”.  Porém, esse site foi retirado do ar e, assim, cadê a informação real e oficial? A transparência?

O mais importante, porém, é que o vice-presidente da Confederação de Esgrima, Ricardo Machado, confirmou, hoje, que a parceria está ativa.

Esta mesma informação de apoio a Petrobras repete para as confederações de Remo, Levantamento de Peso Boxe, Judô e Taekwondo.

E todas as cinco confederações citadas exibem em suas páginas a marca da Petrobras como “patrocinadora oficial”, que em 2011 anunciou investimentos de R$ 100 milhões, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Resposta

Ao ser indagada sobre o assunto, em novembro do ano passado, Magic Paula, que dirige o Instituto Passe de Mágica e foi idealizadora e gestora do projeto junto à Petrobras, informou o seguinte:

“Sobre Petrobras, minha sugestão é que procure a empresa para falar do novo modelo iniciado em janeiro de 2014. O Instituto Passe de Mágica (IPM) está prestando assessoria técnica ao projeto.”

Mas a Petrobras não respondeu sobre as dúvidas. Voltei à consulta, hoje.

Este debate ocorrem na estatal que está mergulhada num gigantesco processo de corrupção, e, ironicamente, usa o “esporte para ações sociais de educação e cidadania”.

 Auditorias

O TCU (Tribunal de Contas da União) realiza neste ano uma rigorosa auditoria em todos os órgãos do esporte contemplados com verbas públicas. Com certeza terá cuidado redobrado na Petrobras.

Atualização

O presente texto foi atualizado às 13h15, diante da resposta recebida do vice-presidente da Confederação de Esgrima

Comunicação restabelecida

Registro com prazer dois contatos da assessoria de imprensa da Petrobras, que me informará sobre as perguntas enviadas, referentes às parcerias com confederações esportivas. Aproveito para corrigir a seguinte informação: o apoio à Confederação de Taekwondo continua, ao contrário do que havia publicado, com base em informações de terceiros.