Blog do José Cruz

Estádio Mané Garrincha: balanço oficial

José Cruz

Para que os leitores não fiquem apenas com a crítica deste blogueiro, publico o balanço oficial do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, enviado pela assessoria de imprensa da Coordenadoria de Grandes Eventos.  Em outra mensagem comentarei sobre o relatório.

 Garrincha

O Estádio Nacional Mané Garrincha foi projetado para ser uma arena multiuso e não apenas um estádio de futebol, com objetivo de acolher os mais variados eventos.

Eventos

Desde que foi inaugurada, em maio de 2013, mais de um ano antes da Copa do Mundo de 2014, a arena recebe eventos variados. Do dia 18 de maio de 2013 a 22 de dezembro de 2014, foram realizados 83 eventos.

53 partidas de futebol

14 shows ou festas

16 eventos culturais, institucionais e esportivos.

Desde a sua inauguração, a média é de no mínimo um evento por semana. E pelo menos uma partida de futebol a cada 11 dias.

Púlbico

O novo estádio já recebeu cerca de 1,7 milhão de pessoas desde a sua inauguração.

A arena brasiliense consolidou agenda própria. Do total de eventos realizados no Mané Garrincha, apenas 10% foram relacionados à Copa do Mundo – 7 jogos do Mundial e a abertura da Copa das Confederações.

O público nos eventos relacionados à Copa do mundo representou apenas 28% do público total do Mané Garrincha.

Futuro modelo de gestão

Para que o Mané Garrincha não se torne um ônus para o governo, já era projeto da atual gestão realizar processo de concessão ou parceria entre o governo e o setor privado, com objetivo de profissionalizar a gestão do Mané Garrincha.

O futuro modelo de gestão do Mané Garrincha está em fase de estudo técnico pela Terracap. Foi criado neste ano grupo de trabalho na Terracap para estudar as possibilidades para o estádio. Entre elas, uma concessão ou uma parceria público-privada. Caberá ao próximo governo dar andamento ao processo.

A concessão não foi feita antes devido aos compromissos de Brasília como cidade-sede da Copa do Mundo. Além disso, o Estádio Nacional Mané Garrincha tinha de mostrar seu potencial multiuso e se consolidar como um espaço atrativo à iniciativa privada.

Agenda Variada

Entre os eventos realizados nos últimos meses, destaque para:

O desafio de futsal, evento inédito em um estádio de futebol, entre as seleções Brasileira e Argentina, no dia 7 de setembro. Público: 56.578, um recorde que está levando o Mané Garrincha ao Guiness.

O Cross Urbano, corrida de rua realizada em um estádio de futebol pela primeira vez na história. Foi no dia 15 de novembro, quando 2,2 mil pessoas correram em um circuito de 6km dentro do estádio.

O casamento comunitário com 100 casais.

Estádio superavitário

Com seguidos recordes de público e diversos eventos, o Mané Garrincha hoje é superavitário. O Governo do Distrito Federal arrecadou desde a inaugraução, até o momento, cerca de R$ 5 milhões em taxas de ocupação pelos eventos reallizados. O valor cobre as despesas de manutenção e ainda sobra diferença positiva.

A obra do estádio tem cinco anos de garantia, enquanto a cobertura tem outros 30 anos, e os consórcios responsáveis pela construção tem obrigação de arcar com eventuais reparos. Portanto, os custos gerais relacionados a reparos surgidos desde a inauguração não geram gastos para o GDF.

Previsão 2015

Para 2015, há cerca de 30 eventos pré-agendados. São pedidos de reserva de data. Entre eles, o Granada Cup, campeonato de futebol interclubes, em janeiro, que terá entre os participantes o Flamengo, o Cruzeiro e o Shakhtar Donestk, da Ucrânia.

A pré-agenda da arena multiuso conta, ainda, com a segunda edição do Baile de Carnaval da Abrace, em fevereiro, e shows do Bell Marques (ex-Chiclete com Banana), Monobloco, Henrique e Juliano, a festa sertaneja Villa Mix e até jogo de voleibol.