Blog do José Cruz

Prestigiado nas urnas, Romário vive o perigoso sonho de se tornar cartola

José Cruz

Campeão mundial de futebol e aprovado no vestibular das urnas, o deputado Romário (PSB) conquista cadeira no Senado Federal já em seu segundo mandato político. Apoiado por espetaculares 4,6 milhões de votos, o “Baixinho” chegará com muita autoridade para falar grosso. deputadoNo bom sentido, claro. Se fez isso como deputado, agora poderá se impor, pois tem o fundamental para um político de prestígio: aprovação popular incontestável.

Enquanto isso…

O ainda deputado Romário anuncia que deseja presidir o América FC, clube de coração, e homenagear a memória de seu pai. Faz sentido, principalmente para quem nunca escondeu as relações afetivas com o “Velho”.

Porém, o casamento “política e futebol” não tem fidelidade confiável. Os exemplos colocam essa parceria no rol da suspeição.

Envolvido com projetos pela moralização do esporte, o futebol, em particular, e outros de interesse da saúde pública, o futuro senador não terá como cuidar de um clube no Rio de Janeiro enquanto trabalha em Brasília. Para essa dupla função, precisará de um gestor de íntima confiança. E não faltará, inicialmente no disputado e ambicioso ambiente político, quem lance suspeitas que poderão influenciar no desempenho de sua missão maior de senador da República, que exige tempo e dedicação. É aí que o eleitor estará de olho.