Blog do José Cruz

Os presidenciáveis e os rumos do esporte. Temos isso?

José Cruz

O grupo “Atletas pelo Brasil”, liderados por Ana Moser (foto), encaminhou aos candidatos uma “Carta Compromisso pelo esporte brasileiro”. São pontos específicos para que o presidente/a eleito/a  tente dar rumos a esse importante segmento, a partir da prática da educação física na escola. Assim como nos Estados Unidos ou em Cuba. Na Argentina ou no Alasca.

Onze anos depois de o Ministério do Esporte ter sido criado, está evidente que a solução dos problemas do setor não dependem de “mais dinheiro”, mas definições de metas, de competências institucionais e de gestão profissional que não facilite a corrupção.

ana  “Atletas pelo Brasil” sugere ao futuro presidente/a, entre outras medidas, “renovação da Lei de Incentivo ao Esporte”.

Acredito que, antes de renovar a lei, seja necessária a redefinição de seus objetivos, oito anos depois de ter sido criada. São R$ 400 milhões anuais disponíveis, mas contemplando, também, inexpressivos projetos, além de se tornar riquíssima fonte de renda para clubes de futebol.

Para onde ir?

Será indispensável ao futuro governo ter um diagnóstico do nosso esporte e decidir se compete ao Estado se envolver com o esporte profissional, a ponto de o futebol ter uma secretaria específica na Esplanada dos Ministérios! E o que dizer da intromissão do Estado na legislação esportiva?

Por exemplo, compete ao Estado ou à presidência da República tratar de salários atrasados de jogador de futebol e legislar sobre sorteio de árbitros para partidas oficiais? Ou a prioridade é legislar sobre a educação com o apoio da prática esportiva, sem caráter competitivo, mas de perfil pedagógico?

Mas, diante da omissão desses assuntos no debate dos candidatos, imagino que o futuro ministro do Esporte será um político alheio ao setor, que distribuirá cargos aos seus partidários e criará um programa tipo “Prorrogação” – para não repetir o Segundo Tempo – , beneficiando municípios de sua base política e, mais tarde, se tornando notícia policial…

Alguém duvida?