Blog do José Cruz

Congresso Nacional se omite no debate sobre lavagem de dinheiro no futebol

José Cruz

Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, publica hoje que a Receita Federal faz devassa na venda de Neymar para o Barcelona. A série de reportagensde Rodrigo sugere voltar ao nebuloso mercado de transferência de jogadores de futebol e como os órgãos de fiscalização atuam nesses negócios, depois de alertados pela imprensa. neymaar

 “A crescente internacionalização do mercado de jogadores de futebol tem aumentado a vulnerabilidade à lavagem de dinheiro”. A sonegação fiscal está nesse universo, escreveu o doutor em Economia, Mauro Salvo, do Banco Central, em recente estudo que aqui já comentei.

 Desse estudo (aqui), destaco um parágrafo que sintetiza o mercado internacional de jogadores, em que o autor demonstra que os governos, inclusive, participam do esquema, que culmina com vendas milionárias de craques.

“Considerando-se esses fluxos de dinheiro, vários importantes agentes financeiros da indústria do futebol podem ser identificados: os clubes (célula básica da indústria), jogadores de futebol (ativos mais valiosos da indústria) patrocinadores, meios de comunicação, investidores individuais (“patronos do clube”),os clubes de empresas locais ou de talentos, os agentes de futebol , governos locais (subsidiando clubes, atuando como emprestador de última instância, por vezes, proprietário do complexo do estádio), os proprietários de bens imóveis (estádios nem sempre são propriedade dos clubes ou do governo local)”.

A questão é:

As comissões de Esporte da Câmara dos Deputados e do Senado Federal discutem este assunto? conhecem o relatório sobre lavagem de dinheiro no futebol apresentado pelo Banco Mundial? Não! Nem no ano passado nem na atual legislatura dedicaram uma só reunião para discutir sobre esse tema, de interesse da economia brasileira.

Enquanto isso…

as excelências estão criando, via projeto de lei (art. 29), nova loteria para incentivar a formação de novos jogadores que, depois, entrarão neste mercado suspeito.