Blog do José Cruz

Rio 2016: golfe, um campo minado de suspeitos buracos

José Cruz

Foto: Alex Ferro / Comitê Rio 2016)

campo-golfe-2016-rio2016-alexferro2-1  Um dos mais agressivos empreendimentos para os Jogos Rio 2016, a construção do campo de golfe, na reserva ambiental de Marapendi, na região da Barra da Tijuca, tem mais furos de suspeitas irregularidades que os 18 buracos para a tradicional competição, como demonstram os integrantes do movimento carioca “Golfe para quem”?

A mais recente denúncia demonstra, com documentos obtidos nos arquivos do extinto SNI (Serviço Nacional de Informações), que aquela valorizada área pertence ao governo federal.

Em construção acelerada, o campo de golfe está em litígio desde 1970, há praticamente meio século. Mas decisões políticas do prefeito Eduardo Paes atropelam as ações judiciais.

Hoje, ao meio dia, com reprise à meia noite, o Sportscenter apresentará a segunda reportagem da série. Imperdível, para que se observe como os interesses olímpicos-imobiliários atropelam áreas públicas e normas judiciais.

 Pior:

A obra do campo de golfe invade expressiva área da Mata Atlântica. O projeto se caracteriza por crime ambiental, sem que os governantes da cidade ou do estado do Rio de Janeiro tomem qualquer iniciativa.

E depois dos Jogos…

Quem se responsabilizará pela gestão do campo de golfe?

Será entregará à iniciativa privada, como ocorreu com o Estádio do Remo da Lagoa, fechando o espaço público para a população?

Será asfaltado para estacionamento dos condomínios de luxo, nos arredores, como fizeram com o estádio de atletismo Célio de Barros?

Ou será destruído, como o Velódromo do Pan 2007?

Para saber mais

Vejam estas reportagens, dos companheiros Marcelo Gomes e Roberto Salim, da ESPN, e a do repórter Vinicius konchinski, do UOL Esporte:

http://espn.uol.com.br/video/437036_com-documentos-irregulares-campo-olimpico-de-golfe-e-construido-no-rj-em-terreno-do-governo-Federal?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

 

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/esporte/2014/08/24/campo-de-golfe-da-rio-2016-entra-na-mira-da-justica-e-nova-polemica.htm

 

http://esporte.uol.com.br/rio-2016/ultimas-noticias/2014/01/29/orcamento-olimpico-mostra-que-custo-de-obras-dobrou-desde-candidatura.htm