Blog do José Cruz

Suarez tinha que ficar, porque esse é o padrão Fifa

José Cruz

Por Fabiana Bentes

Editora-chefe do portal Esporte Essencial

 

Aquela mordida no ombro foi espetacular, um resumo de tudo o que representa a Fifa. Nunca vi um jogador executar um movimento tão significativo e de acordo com a entidade. Veio por trás, montou no que estava incomodando, mordeu sem piedade para garantir vantagem e depois caiu, estatelado no chão cheio de “dor”, com um teatro invejável como se ele fosse um pobre coitado. Afinal, o ombro do italiano estava incomodando e havia machucado sua protuberante dentição.

Mas, aos olhos e comportamentos da FIFA, o que Suarez fez de errado? Nada! E eu concordo com a defesa dos advogados de Suarez! Suarez não fez nada, ele sequer mordeu! A tecnologia e as reações dos próprios jogadores não existiram, tudo foi uma questão de má interpretação!

Pense comigo. Por que os uruguaios iriam condenar seu jogador já que eles utilizariam em sua defesa o mesmo antídoto de hipocrisia generalizada padrão FIFA, que sempre garantiu à entidade anos de um império corrupto de valores em todos os sentidos? Por que haveria de ser diferente com Suarez?

Mas dentro desse mundinho há a verdadeira hipocrisia que somente os legítimos hipócritas são capazes de representar. É aquela que todo mundo passa a acreditar que uma entidade hipocritamente correta agiu de forma adequada para garantir o fair-play, o respeito entre os jogadores e por aí vai.

Faça-me o favor!

A coisa fica tão grotesca que um verdadeiro hipócrita nunca consegue ser justo, não faz parte da sua índole e extrapola na sua ânsia de mostrar-se correto.

Então, ressalto um comentário feito pelo advogado Alberto Murray,  que foi árbitro da Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, o Tribunal maior das questões esportivas de todas as modalidades, inclusive a FIFA.

''A FIFA errou feio, entretanto, quando proibiu Luiz Súarez de estar junto da sua delegação, obrigando-o a abandonar a concentração do Uruguai, com escolta policial e proibí-lo de assistir aos jogos no estádio, não no banco de reservas, mas das cadeiras, como um cidadão comum. Ao fazer isso, a FIFA extrapola sua jurisdição e fere o direito natural do cidadão de ir e vir. A FIFA quer ir além do que lhe compete e mete os pés pelas mãos. Nunca vi a FIFA de Blatter ser assim tão rigorosa com os seus próprios membros e com os presidentes de Federações nacionais e continentais pilhados em atos de roubalheira e corrupção.“

Pois é. Pelo padrão que o esporte deveria seguir Suarez foi expulso corretamente porque ele é reincidente, mas, pelo padrão que a Fifa segue, Suarez deveria ter ficado como se não houvesse punição amanhã, porque, na verdade, para a Fifa, nunca haverá.

Quer moleza e dar o exemplo com o erro dos outros, senta no pudim.

Para saber mais:  http://www.esporteessencial.com.br/