Blog do José Cruz

Nova loteria financiará a descobertas de talentos no futebol

José Cruz

Está a caminho, na Cãmara dos Deputados, a criação da Loteria Instantânea Exclusiva, Lotex, proposta das excelências, no projeto de lei que trata da dívida fiscal dos clubes.

O projeto de lei sobre o assunto  recebeu um substitutivo, aprovado na comissão especial, que prevê destinar 10% da arrecadação da nova loteria para o “Fundo de Iniciação Esportiva” (Inicie).

Inspirado pelo deputado Vicente Cândido (PT/SP) e assinado pelo deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), o projeto que cria o tal Fundo é uma forma disfarçada de desviar dinheiro público para o bolso de políticos ou partidos, para campanhas eleitorais. A assessoria da presidente Dilma Rousseff precisa estar atente às ''pegadinhas'' desse projeto. São vários, como já mostrei no artigo de ontem.

É fácil entender:

O projeto de lei, a ser votado no plenário da Cãmara na próxima semana, também cria o “Inicie” – Fundo de Iniciação Esportiva –, para as escolas públicas, que será turbinado, também, com 10% do que a nova loteria arrecadar. Isso é ressuscitar o fracassado “Segundo Tempo”, de profunda corrupção no Ministério do Esporte, provocando, inclusive, a demissão do ex-ministro Orlando Silva.

Sabemos que as escolas não têm condições nem de administrar a verba da merenda escolar! Como vão controlar dinheiro de loterias em projetos esportivos?

Jogada de espertos

Produzido às pressas, o projeto prevê colocar dinheiro público nas escolas, onde deputados têm forte influência junto às direções, principalmente em pequenos municípios. E como a fiscalização é precária, é fácil prever a farra financeira, com desvios de verbas, prestações de contas com notas frias, etc. O Segundo Tempo era isso, constatou o TCU.

Mais:

O “Inicie” criará nas escolas ambientes exclusivos para a prática do futebol, esporte que domina a preferência da garotada. E isso será atrativo para agentes caça-talentos, que vão ganhar muito dinheiro a partir de um projeto disfarçado de “iniciação”. Mais claro é impossível.

A descoberta e a formação de atletas, a partir do potencial humano nas escolas, precisam de outra discussão, e exige, antes, disposição do governo federal que não está nem aí para o assunto.