Blog do José Cruz

Jennings denuncia compra de votos na eleição dos Jogos Rio 2016

José Cruz

Vem aí mais uma publicação do escocês Andrew Jennings, o jornalista investigativo autor de “Os senhores dos anéis” –  poder, dinheiro e drogas no movimento olímpico”,  e “Jogo Sujo – os bastidores d Fifa”.

Agora, em “Ormetà, o jogo cada vez mais sujo”, da Panda Books e com prefácio do deputado Romário, Jennings levanta suspeitas sobre a compra de votos que levaram o Rio de Janeiro a se tornar sede dos Jogos de 2016.  Ele usou a expressão ''ormeta'' em referência ao código de silêncio da máfia, justamente o que os jornalista enfrentam nas investigações sobre o submundo olímpico, silêncio total.

Andrew Jennings foi pioneiro na investigação de documentos que comprovaram corrupção na Fifa, culminando com a queda de Ricardo Teixeira da CBF e o pedido de demissão de João Havelange da cúpula do Comitê Olímpico Internacional, para fugir de processo de expulsão.

O Rio ganhou a sede olímpica em outubro de 2009. ''Havelange sabia o preço de todos os membros do COI que votariam na escolha'', disse o autor, afirmando que o brasileiro esteve envolvido com o esporte por 46 anos e ''atuado por décadas'' ao lado de Jean Marie Weber, apontado pela Justiça suíça como membro do esquema de corrupção na Fifa. Havelange e Weber estavam na assembleia do COI, quando o Rio de Janeiro foi escolhido sede olímpica. E é a relação desses senhores com os votantes que Jennings conta em detalhes no seu novo livro.

Conheça o site de Andrew Jennings:

http://www.transparencyinsport.org/