Blog do José Cruz

Tênis: títulos suspeitos

José Cruz

No sábado, a CBT, Confederação Brasileira de Tênis realizará a primeira assembleia do ano para apresentar o balanço financeiro de 2013.  E poderemos conhecer sobre as receitas e despesas da entidade, especialmente no que diz respeito ao faturamento com os “títulos de capitalização”.

Em 2012, a CBT não prestou contas dessa receita, e isso é gravíssimo. Afinal, onde foram aplicados os recursos dessa fonte, numa instituição que tem 80% de seu orçamento cobertos por verbas públicas?

Quem lucrou e de quanto foi o faturamento vindo da venda desses títulos, que de capitalização não têm nada? Indaguei isso à diretoria da Confederação, mas não me responderam. Fica, agora, pedido público para que expliquem.

Em 2013, a CBT concedeu o direito para que as federações estaduais também se beneficiassem da venda desses títulos. Mas seria oportuno que o Ministério Público e a Polícia Federal investigassem esse negócio, porque há suspeitas de ilegalidade e propaganda enganosa, pois atrai o comprador para um produto que não existe.

Seguinte:

Em tese, ao adquirir um “título de capitalização” o comprador paga mensalmente uma pequena parcela mensal, que se acumula e, ao final de um ano, lhe é restituído o montante com os juros do período. É uma espécie de economia forçada, com a vantagem de também concorrer a prêmios semanais.

Mas no tênis e no ''CapitalCap'' a jogada é diferente.

O comprador-apostador não capitaliza absolutamente nada! 100% do dinheiro ''capitalizado'' vai para a Federação Brasiliense de Tênis, por exemplo e para outras federações, nos demais estados. Assim como já foi para a CBT, em anos passados. O sujeito compra a cartela para concorrer apenas aos prêmios. É iludido sobre a tal capitalização, pois a atendente não o informa sobre o destino do dinheiro e esse detalhe importante aparece escondido, na cartela, com aquelas letrinhas que ninguém lê.

Isso não é jogada legal no esporte e, principalmente, envolvendo entidades que estão intimamente vinculadas ao movimento olímpico.

Os anúncios da ilusão

http://www.capitalcap.com.br/

http://www.capitalcap.com.br/resultados.html