Blog do José Cruz

Taekwondo na miséria reforça necessidade de CPI do Esporte Olímpico

José Cruz

Crescem denúncias de desmandos no alto rendimento, fortalecendo a necessidade de criação de uma CPI do Esporte Olímpico com quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os cartolas nos últimos 10 anos

 As mais recentes denúncias e protestos pela falta de verbas para treinos e competições vêm dos atletas da equipe principal do taekwondo. Eles precisaram fazer rifas  para disputar seletiva nacional, em Vitória. A notícia está aqui.

Há poucos dias, Arthur Zanetti fez passeata de protesto porque a prefeitura de São Caetano do Sul (SP) atrasou quatro meses os repasses de verbas para a equipe de ginática. Zanetti, medalha de ouro olímpico, é o líder da nova geração de ginastas, mas nem assim tem seu inédito título valorizado e prestigiado.

Semana passada, Maurren Maggi reclamou que está sem patrocínio. Também medalha de ouro olímpica, não consegue ganhos extras. Mas acredito que Maurren tenha Bolsa Atleta de expressivo valor,  além de renda da Confederação Brasileira de Atletismo. Pior é quem nada tem e está buscando lugar de destaque no time de cima. Como há 20 anos, a base, a iniciação, continuam desamparadas.

CPI

Por todos esses desmandos, diante da fartura de recursos públicos destinados ao alto rendimento, é que se torna indispensável a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, uma CPI para investigar o uso das verbas oficiais.

Essa CPI precisa ser instalada antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e é preciso, prioritariamente, que sejam quebrados os sigilos bancários e fiscais de todos os dirigentes de confederações nos últimos dez anos.

Esta semana publicarei um estudo sobre o dinheiro público no esporte olímpico que é de estarrecer se comparado com esses protestos de atletas que crescem a cada dia. Lembro que as confederações de Tênis, Basquete e Vôlei ainda devem explicações sobre as denúncias de uso irregular de verbas.

TCU e CGU já se articularam para investigar essas três entidades, no mínimo? A presidente Dilma Rousseff sabe que há efetivo desperdício de dinheiro público destinado ao esporte de alto rendimento?  Quem, afinal, está ganhando nesse comércio altamente suspeito, se os atletas de ponta reclamam que nada têm?