Blog do José Cruz

Romário sugere CPI do dinheiro olímpico

José Cruz

O deputado Romário (PSB-RJ) defendeu, nesta quarta-feira que a Câmara dos Deputados colabore com as investigações da Controladoria Geral da União nas contas da Confederação Brasileira de Vôlei, CBV.

Apesar da proximidade da Copa do Mundo, consulto os nobres colegas parlamentares sobre a oportunidade de uma CPI do Esporte Olímpico, a fim de passarmos a limpo a realidade das entidades gestoras que, ressalto, são todas financiadas por verbas públicas”, defendeu.

Com certeza, essa proposta de CPI arrepia os cartolas em geral. Como diz o ditado, “uma CPI a gente sabe como começa, mas não sabe como termina”.

Já imaginaram uma CPI com quebra de sigilo fiscal e bancário, como ocorreu nas investigações da CBF? Claro, deu em nada, mas fica-se sabendo quem é quem e onde estão as trapaças.

Mesmo difícil de emplacar devido o calendário político deste ano, uma CPI do Esporte Olímpico, como sugere o deputado Romário, é pra lá de oportuna.

Não uma CPI que se limite ao governo PT, que escancarou os cofres para o alto rendimento, mas sem qualquer controle ou fiscalização. Mas que retroceda aos tempos de FHC, de Itamar, Sarney, Collor (lembram da candidatura olímpica Brasília 2000?). O esporte precisa passar por essa lavagem de longo prazo para, quem sabe, tomar rumo da decência financeira.

A participação do Estado no alto rendimento é um processo mal elaborado. Não há uma boa fundamentação que sustente essa “intromissão” e, muito menos, um plano de esporte ou uma política para tal. É cada um por si! Estamos perdidos neste sentido.

Particularmente, tenho muitas suspeitas de desvios de grana. O governo não fiscaliza o que libera e nem analisa prestações de contas. Portanto, o campo é favorável à corrupção, ao desvio, ao esbanjamento, desperdício, à festa.

Enfim, a proposta do deputado Romário está no plenário. Vamos ver quem se manifesta a favor e como vai agir a tropa de choque olímpica. Ela existe e é poderosa. Já derrubou uma proposta no Senado, lembram? Logo…

O discurso do deputado Romário está aqui:

http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2014/03/romario-sugere-cpi-do-dinheiro-olimpico/