Blog do José Cruz

O esporte olímpico pelas tabelas

José Cruz

Aqui está a reportagem de Paulo Roberto Conde, da Folha de S.Paulo, mostrando a realidade da equipe principal de taekwondo de São Caetano do Sul, que tem seis atletas disputando vagas na seleção para os Jogos Rio 2016. Os depoimentos entristecem, principalmente por se tratar de modalidade que já conquistou medalha olímpica e é muito disputada Brasil afora.

Omissão

É possível que secretário nacional de Esporte, Ricardo Leyser, assim com o presidente do Comitê Olímpico, Carlos Nuzman, devem tirem o corpo fora alegando que o problema não é deles, mas da Prefeitura de São Caetano, que já havia pisado na bola com a equipe de ginástica.

Mas o silêncio e a omissão de tantos demonstra como estamos perdidos, devido, também, à fragilidade do Ministério do Esporte, que não se impõe sobre as instituições envolvidas, prefeituras, inclusive.

A velocidade com que os problemas no esporte olímpico estão se repetindo, mesmo diante do volume de recursos financeiros disponíveis (amanhã, quarta-feira, publicarei artigo sobre isso), assusta.

Os poderes desse segmento, Ministério do Esporte, COB e confederações, estão fragilizados,  sem força para reagir diante do caos instalado, apesar de muito dinheiro saindo pelo ladrão.