Blog do José Cruz

No país olímpico, o esporte está na lama

José Cruz

O presidente da Federação Aquática do Rio de Janeiro, Marcos Firmino, pediu demissão, foi pra casa. Com dívidas trabalhistas e enormes problemas financeiros a federação vive um drama na sede dos Jogos Rio 2016.

O administrador da federação, José Ricardo Bahiana Fernandes, suspendeu todas as competições até encontrar um novo presidente. Prejuízo para o calendário e, principalmente, atletas.

Essa notícia é divulgada enquanto atletas fazem vaquinhas para cuidar da saúde, para viajar e competir. Mas temos cinco mil bolsistas no Ministério do Esporte…

Enquanto isso…

As confederações estão riquíssimas, mas, muitas, atoladas em suspeitas de enorme corrupção. Há anos!!!

Um grupo de irresponsáveis deputados (há alguns responsáveis, acredite!) vai aprovar um projeto de lei que perdoa a dívida fiscal de R$ 4 bilhões dos clubes de futebol. Mas não querem nem saber quem embolsou a grana, há mais de dez anos! As excelências são cúmplices da imoralidade administrativa do esporte.

Os mesmos deputados sabem que as federações de todos os esportes, Brasil afora, estão falidas!!! A estrutura do esporte faliu, está um caos, um caco, uma imundice! E qual a ação efetiva do Ministério do Esporte para enfrentar essa realidade? E do Comitê Olímpico?

Essa falência se deve, também, porque dirigentes se aventuraram nas apostas de bingos esperando ganhar muito dinheiro. Isso não ocorreu e a dívida fiscal milionária ficou para o esporte pagar.

Toda essa realidade é culpa dos próprios presidentes de federações, que com seus votos mantêm os presidentes de confederações em gestões viciadas e suspeitas.

Os presidentes de federações nunca trabalharam para combater a estrutura frágil e corrupta que o olimpismo se tornou no Brasil.

Veja o recente escândalo no vôlei: seleções fortes e premiadas, mas com federações, clubes e campeonatos pelas tabelas.

Apesar dessa desordem, o dinheiro abunda. Dinheiro público! Está claro o motivo para que essa estrutura permaneça, porque a desordem incentiva a corrupção.

Mas somos um país olímpico!!!