Blog do José Cruz

Copa 2014: futebol & políticos, tudo a ver

José Cruz

O atraso na obra do estádio do Atlético-PR motivou manifestações de autoridades do governo, em tom de deboche, lembrando que isso ocorre em Curitiba, capital-modelo, com trânsito e transporte públicos exemplares e ótima qualidade de vida. Lembram na rede social que a imprensa criticava os atrasos em Natal, Mato Grosso etc, hoje confirmados, enquanto o Atlético-PR está aí, ainda de pires na mão …

Mas as mesmas autoridades não dizem a que custo a maioria dos estádios chegou ao fim, qual o comprometimento dos governos municipais e estaduais em seus orçamentos para honrar o compromisso com a Fifa.

Enquanto isso…

… o problema mais recentes é: quem pagará a conta das instalações temporárias, outra exigência absurda da Fifa, mas aceita já na candidatura do Brasil?

Construíram estádios enormes, com imensas e luxuosas áreas de circulação e ainda exigem “instalações temporárias”,  ao custo de até R$ 50 milhões? Quem é o esperto que teve essa ideia para faturar fácil dos cofres públicos? Prefeituras e empreiteiras estão nesse rolo?

As prefeituras e governos estaduais deveriam pagar essa conta, mas tentam empurrar a despesa para o governo federal. O tempo passa, o problema persiste e a decisão se afunila. Como o compromisso maior para “entregar o país pronto” para a Copa é do Governo Federal…

Por isso, não tenham dúvidas: se o Brasil conquistar a Copa, logo surgirão propostas de deputados e senadores para que o governo federal “perdoe” os contratos de empréstimos junto ao BNDES e Caixa Econômica. E  o projeto passará com folga! É para isso que também servem os cartolas-deputados de plantão no Congresso Nacional. Será a repetição do que já fazem com o Proforte, projeto para anistiar a dívida fiscal dos clubes. Portanto, não duvidem. Futebol e políticos têm tudo a ver.