Blog do José Cruz

Agenda 2014: só mesmo debochando…

José Cruz

O ano pode terminar ou esquentar com o jogo final da  Copa do Mundo, em  julho. E o resultado norteará o rumo político-econômico do país. Se o time de Felipão vencer, o caneco será oportuno reforço na campanha para a tentativa de reeleição presidencial.

O fascínio pelo futebol fará esquecermos a gastança nos estádios, os movimentos de rua e a falta de legados sociais. Como já esquecemos que um helicóptero da Família Perrella foi apreendido pela Polícia Federal, em novembro, com meia tonelada de cocaína…

E daí? O dono, Zezé Perrella, era apenas um senador da República, um ex-cartola, presidente do Cruzeiro. Ora, quanta bobagem se preocupar com um punhado de pó, não é mesmo?

Agenda

Copa do Mundo à parte, há outros temas na agenda que me chamam atenção:

1. A anistia da dívida fiscal de R$ 4 bilhões dos clubes de futebol, cujo assunto é tratado em comissão específica, na Câmara dos Deputados, sob o comando de parlamentares-cartolas – nada mais democrático, não é mesmo? Preparem-se, pois os rumos dessa comissão mostram que estão armando o maior golpe financeiro do esporte aos cofres públicos.  E com o apoio do Ministério do Esporte! O golpe será oficial…

2. Quanto receberão mensalmente os cartolas das confederações, agora com salários garantidos por verba pública federal?  O presidente Coaracy Nunes, do Desportos Aquáticos, há vinte anos no poder, terá direito a quinquênios?  O salário poderá ser superior ao de um ministro de Estado? E o vice-presidente, levará quanto para ficar na regra três? E presidente que é advogado e tem escritório, como Carlos Nuzman, por exemplo, receberá salário público?

3. Finalmente: quem vai arbitrar sobre o valor desses salários? O TCU? O Ministério do Esporte? Câmara? Senado? A CGU? Ou o próprio dirigente, que tem a caneta e o cheque na mão? E como a verba é pública, os cartolas serão equiparados a servidores públicos federais e terão direito a aposentadoria?

Pois é. O esporte no Brasil está neste nível. Só mesmo debochando…