Blog do José Cruz

Prezado Ministro Aldo Rebelo, por que a Bolsa-Atleta não é paga?

José Cruz

''Me chamo Adriana Azevedo, sou paratleta na modalidade natação. Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo por sua atuação como Ministro do Esporte.

O motivo do meu contato, é o seguinte: Sou bolsista na categoria nacional do programa Bolsa Atleta. Nesse ano de 2013, recebemos duas bolsas. A de 2012 com resultados alcançados no ano de 2011 e a de 2013 com resultados alcançados no ano de 2012.

''A bolsa referente aos resultados de 2011, foi quitada no mês de Maio. E a bolsa referente aos resultados de 2012, teve sua primeira parcela paga em 10 de Setembro de 2013.''

No mês de outubro, por volta do dia 20, recebemos uma notificação na área restrita do Site do ME, com o seguinte texto:

 ''O Ministério do Esporte comunica que, em virtude de renovação do contrato com a Caixa, não foi possível depositar o pagamento no prazo usual, até o quinto dia útil de outubro. A previsão é que a renovação ocorra até o final deste mês, o que permitirá fazer o pagamento na primeira quinzena de novembro. Importante lembrar que, por qualquer motivo, quando ocorre algum atraso no pagamento das bolsas, o beneficiado sempre recebe o valor retroativo. Não há prejuízo monetário aos bolsistas. Por fim, aproveitamos para informar que, já neste próximo pagamento, cada atleta irá receber mais de três parcelas de uma só vez. Isso porque o Ministério pretende, até o final do ano, quitar todas as parcelas de 2013. Esta mensagem é válida apenas para os atletas que não possuem nenhuma pendência com relação à prestação de contas ou qualquer outra documentação. Agradecemos a sua compreensão e estamos à disposição para mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento Coordenação da Bolsa Atleta'' 

Isso deu-se no mês de Outubro. No mês de Novembro, novamente não houve pagamento e mais uma vez, perto do fim do mês, divulgaram o mesmo comunicado, alterando apenas as datas e que dessa vez o pagamento ocorreria até o fim desse ano.

Ministro, fazemos esforços imensos para treinar e nos manter no ranking entre os três melhores, para alcançarmos esse benefício. É um direito nosso recebermos em dia para honrar nossos compromissos. Temos direito de ter uma satisfação clara a respeito desse benefício como datas, etc.

No ano de 2009, 2010 e 2011, os pagamentos eram realizados até o segundo dia útil de cada mês. No ano de 2012, o pagamento passou a ser feito por volta do quinto dia útil e em 2013 por volta do dia 10 e com incerteza de que seria ou não depositado. Até que chegamos a essa situação.

Problemas 

Pois bem… Nesses três meses, fui impedida de pagar meu plano de saúde, de viajar para competições, estou devendo dinheiro e o pior de tudo: Estou sem pagar aluguel!

Sexta-Feira, dia 06/12/13, foi um dia muito difícil pra mim, porque fui convidada a deixar o apartamento que eu morava com minha família, por não pagar aluguel. Pagava, 850,00 de aluguel, mais R$ 300,00 de condomínio. O salário do meu esposo como professor, não dá para arcar com tudo sozinho.

Agora, estou em um quartinho apertado, nos fundos da casa da minha sogra, na subida do morro da Cruz (Rio de Janeiro), onde não tenho acesso para sair, porque é uma subida enorme.

Trabalhar, gostaria muito! Mas estou sob auxílio doença por causa de uma síndrome.

Então… Teria como o Ministério, por favor, nos informar se pelo menos no Natal estaremos com a Bolsa?

Poxa, eu tenho um filho de 3 anos que está dormindo em colchão de casal comigo e o pai. O Senhor pode até achar que tudo isso é drama ou conversa fiada, mas não é!

Essa situação pra mim é muito humilhante e não me agrada nem um pouco ter que expô-la. Queremos respeito e compromisso por parte dos profissionais que atuam na Secretaria de Aldo Rendimento.

Só peço qu nos deem uma satisfação de quando esse dinheiro estará disponível, e não enviem respostas copiadas e coladas. Não faz sentido, assim como também não faz mais sentido esse tal convênio não ter sido ainda renovado. SÃO TRÊS MESES!

No anexo, envio fotos da minha real situação hj: Um quartinho na casa da minha sogra.

Grata pela a atenção.  Feliz Natal!

Adriana Azevedo''

Meu comentário:

Solicitei informações ao Ministério do Esporte sobre o atraso na Bolsa e aguardo resposta.