Blog do José Cruz

Já vimos este filme

José Cruz

A derrota do Atlético no Mundial de Clubes contrasta com o noticiário dos companheiros jornalistas que lá estiveram, principalmente na fase de apresentação do jogo.

Desde a partida de BH até a chegada da delegação em Marrocos vimos otimismo exagerado, como se o adversário não existissem. O domínio da torcida e a confiança entre os atletas de que a final já estava garantida não permitia espaço para uma derrota anunciada.

O show do Raja surpreendeu justamente por isso: valorizamos o Atlético, enquanto ignoramos o potencial adversário, e até o menosprezamos pela sua “insignificância” no contexto mundial.

Pouco ou nada se sabia sobre esse tal de “Raja Casablanca”, hoje tão famoso quanto o ousado Mazembe, que eliminou o “poderoso” Internacional, no Mundial de 2010.

A lição do Raja é, também, alerta para a Copa 2014. A euforia que a propaganda patriótica nos impõe, vinculando patrocinadores à fama de nossos craques, tornando-os imbatíveis, pode frustrar mais uma vez o torcedor na sua própria casa.   Já vimos este filme.  Todo cuidado é pouco.